ARQUITETURA E SAÚDE

em Tiago Lima
1 de junho de 2020

As baixas temperaturas do inverno se aproximam o que favorece o surgimento de doenças respiratórias como gripe, sinusite e reações alérgicas adversas. Mas como este assunto pode estar relacionado com a Arquitetura? Simples, se bem elaborada, a composição dos ambientes bem como o correto posicionamento das suas aberturas pode garantir que o ar das residências esteja em constante renovação, tornando-as mais saudáveis.

A ventilação natural exerce papel fundamental na prevenção de doenças virais, como o caso da Covid-19 e está prevista em normas regulamentadoras no que se refere a construção. O vento além de importante aliado da saúde, auxilia na redução dos gastos com utilização da ventilação mecânica, ar condicionado ou ventilador.

Assim, dentro deste processo aconselha-se que as residências tenham sempre a ventilação cruzada, que é obtida através do posicionamento de mais de uma abertura, seja ela janela ou porta, em lados opostos da residência para que o ar possa atravessar livremente. Outro conselho é posicionar janelas nas partes mais altas, criando o efeito chaminé, onde o ar frio entra pelas aberturas mais baixas e expulsa o ar quente pelas superiores.

Uma casa bem arejada e iluminada tem efeito transformador no dia a dia dos seus moradores, principalmente neste momento que estamos enfrentando o isolamento social e trabalho em home office.

ARQUITETURA E SAÚDE

 

LEIA TAMBÉM  Arquitetura Montessori: você sabe o que é? Descubra
/ Published posts: 2697

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram
1 comments on “ARQUITETURA E SAÚDE
    Marcelo

    Já dizia um médico amigo: em casa que entra sol não entra médico! Excelente conteúdo.

Comments are closed.