Piscina: Tudo por trás do lazer

0
596

Nesta reta de final de ano com clima de encerramento nada mais coerente do que falar em lazer não é verdade? Afinal grande parte das pessoas contemplam suas férias nesta época, e este momento reflete diversão e descanso ao lado dos amigos e familiares. Neste sentido contemplar sua residência com uma bela piscina pode ser muito atraente aos olhos.

Antes de entrarmos afundo sobre os tipos de piscina, sua construção e revestimentos, é necessário salientar que o acompanhamento de um bom profissional para lhe auxiliar neste planejamento e execução é indispensável, a fim de garantir sucesso e prevenir futuras complicações.

Basicamente temos no mercado sete tipos de piscina, sendo elas de fibra de vidro, alvenaria, pré-moldada, vinil, portátil, de vidro e areia. O que as difere é a forma com é construída e o valor do material e mão de obra.

A piscina de fibra de vidro é a mais procurada devido à agilidade de implantação, pois trata-se de uma estrutura pré-fabricada e que demanda quase nenhum serviço de acabamento posterior, sendo necessário apenas a compactação e preparação do terreno juntamente com a casa de máquinas. Limita-se quanto a variação de formatos e tem material sensível, devendo fazer manutenções periódicas a fim de evitar fissuras da peça.

Piscinas de alvenaria e vinil possuem basicamente a mesma base construtiva e possibilitam inúmeros desenhos que se adequam às necessidades e disponibilidade de espaço. O que as difere é o revestimento adotado, sendo a primeira feita com pastilhas, azulejos, porcelanatos e pedras naturais e a segunda com manta e vinil. Ambas demandam cuidado especial no momento da execução, pois a longevidade da piscina dependerá de uma boa preparação do terreno e impermeabilização.

As placas pré-moldadas para construção de piscinas são uma excelente alternativa para ganhar tempo. A preparação do terreno é igual a uma piscina convencional de alvenaria, porém deve-se ater as questões das tubulações hidráulicas, pois após concretadas ficarão difíceis possíveis alterações. As placas são feitas sob medida e montadas na obra, devendo ser concretadas por trás, para fazer o fechamento e garantir sustentação e vedação.

LEIA TAMBÉM  Sancas de gesso: estilo e sofisticação

Piscinas portáteis são comuns em todo o lugar, devido a praticidade aliada ao fato de que são economicamente mais acessíveis. Encontra-se piscinas de materiais como plástico e lona, porém com design genéricos, geralmente circulares ou retangulares. Uma grande vantagem está na existência de piscinas portáteis com bomba, escadas e até aquecimento, com instalação simples e prática.

Piscina de vidro envolve material especial: o vidro laminado, composição de material plástico com fibra de vidro. O vidro laminado é altamente flexível, importante característica para suportar a pressão da água. Estão presentes em residências de alto padrão, resorts e hotéis.

Com relação à construção de uma piscina de vidro deve preceder um projeto de acordo com as normas de segurança que o vidro requer.

Por fim, as piscinas de areia possuem aspecto de praia ao final da sua construção, são feitas em alvenaria comum e revestidas com mistura de areias e minerais. Este aspecto proporciona uma superfície antiderrapante, atérmica e de fácil limpeza, sendo a grande desvantagem desta piscina apenas o seu valor.

Como sempre é dito nas matérias de construção e arquitetura: não há uma regra de qual a melhor escolha, mas sim qual a melhor opção que se encaixa na sua necessidade.

Piscina: Tudo por trás do lazer

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui