A maioria das pessoas tem o hábito de generalizar a expressão champanhe.
Quem nunca usou esse termo?
Mas na verdade há algumas diferenças notórias entre espumante e champanhe e sobre esse assunto que poderosamente iremos nos debruçar agora.
Champanhe é um vinho francês, de uma região denominada Champanhe; assim, somente os vinhos produzidos das uvas pinot noiar, pinot menier e chardonay, cultivadas dentro desta região específica, pode ser chamada apropriadamente com este termo.
Outra característica do champanhe é que seu processo de fermentação ocorre de maneira diferenciada da espumante; explico: ambas bebidas passam por um processo de fermentação, uma alcoólica ( comum para todos os vinhos) e outra para adquirir efervescência, responsável pelas famosas bolinhas, contudo esse segundo processo da fermentação do espumante é feito obrigatoriamente com o líquido já dentro da garrafa. Por sua vez o espumante é uma bebida similar a champanhe, produzidas em outras partes do mundo que também passa por dois processos de fermentação, entretanto a segunda fermentação é feita em grandes cubas de inox imprimindo o sabor com essa primeira etapa.
Obviamente que é possível desfrutar do prazer das bebidas efervescentes sem ter que desembolsar grandes quantias. Um bom exemplo é o espumante brasileiro casa valduga brut 130 Blanc de Blanc, eleito o melhor do mundo na categoria no concurso Uinalies internationales, na França.
Caros ou modestos, a verdade é que o prazer de desfrutar de uma dessas bebidas será sempre uma experiência saborosa e relaxante.
Tenha essa experiência!!! Tim tim🍾