O assunto de hoje é especialmente para as mulheres. Somos nós que vamos usufruir dos diversos benefícios do coletor menstrual. No entanto, independentemente do gênero que você se identifica, fique por dentro do assunto e passe essa informação para uma mulher que você ame! Esse texto será composto de perguntas e respostas! Boa leitura!
O que é?
O coletor menstrual nada mais é do que um copinho flexível feito de silicone hipoalergênico que coleta o sangue da sua menstruação. Ele substitui os absorventes descartáveis de algodão externos e internos! Sem dúvida, o grande diferencial dele é ele ser ecologicamente correto, ou seja, ele não é descartável. Dependendo do fabricante e dos nossos cuidados de higiene e a forma como guardamos, o coletor pode durar de cinco a 10 anos. É encontrado em farmácias, em caixas contendo uma ou duas unidades. Algumas marcas vendem os coletores com uma capinha, para podermos levá-lo dentro da bolsa e todos eles vêm com manual de instrução. Os preços variam de acordo com a marca, podendo variar de R$40,00 até R$100,00. Possui diversas cores e tamanhos. Os tamanhos variam dependendo da idade da mulher e se ela já foi ou não gestante.
De quanto em quanto tempo eu preciso esvaziar?
O coletor é infinitamente mais prático do que os absorventes descartáveis. Dependendo da intensidade do fluxo da mulher, ela pode ficar até 12 horas com o copinho. Por exemplo, mulheres com intensidade de fluxo baixo, acordam, inserem o copinho e retiram ele para esvaziamento e higiene somente à noite. Mulheres com intensidade de fluxo moderado a intenso utilizam o coletor de oito a 10 horas. Logo no primeiro ciclo você já descobrirá o seu intervalo de esvaziamento!
A maioria das mulheres tem a percepção errada da intensidade do seu fluxo. Isso porque o contato do sangue com o algodão faz o sangue se espalhar! Os coletores têm de duas a três vezes a capacidade dos absorventes comuns. Enquanto os absorventes descartáveis suportam 9ml de sangue, o copinho tem capacidade de 33ml!
Vou sentir algum odor?
Diferentemente dos absorventes de algodão, no qual o sangue entra em contato com o ar e com os componentes químicos do absorvente causando um odor desagradável, o coletor é posicionado internamente, no canal vaginal, criando-se um vácuo. Dessa forma, o sangue não entra em contato com o ar. O sangue passa pelo colo do útero e escorre diretamente para o copinho. Isso também é válido para o momento em que retiramos o copinho para esvaziamento, o sangue menstrual não é sujo e não tem mal cheiro.
É desconfortável? Vou sentir dor?
Quando colocado da forma adequada, ele deve ficar imperceptível. Não deve causar desconforto, não deve causar dor e não deve vazar. Você vai esquecer que está menstruada! Podemos realizar qualquer exercício físico, praticar qualquer esporte, podemos entrar na piscina, dançar, correr, fazer nossas necessidades básicas (urinar e evacuar), simplesmente tudo! O que não pode é ter relação sexual com penetração. Todo o resto é liberado! Uma liberdade de movimentos sem comparação!
Sou virgem, posso usar o coletor?
Pode sim! O risco é o hímen se romper. Se isso não é um empecilho, pode utilizá-lo!
Como começar a usar? Como higienizar?
Os coletores vêm dentro de uma caixinha, embalados em um plástico. Antes do uso, retire ele do plástico e ferva o coletor, somente em água, de cinco a 10 minutos. Aguarde esfriar. Não é necessário higienizar a vagina, e sim a vulva (região externa) com água e sabonete neutro.
Existe mais de uma forma de dobrar o coletor para inseri-lo. A mais comum é dobrá-lo em “C” como na primeira ilustração da Figura 1. A posição escolhida pela mulher é a que ela se sentir mais confortável e mais segura. Algumas preferem deitadas, outras em pé, em pé com o pé apoiado no vaso sanitário, sentada no vaso sanitário, por exemplo. A posição da haste (horizontal ou vertical), a nossa posição (sentada, deitada, em pé) e a maneira como dobrar e segurar o coletor é individual. Experimente todas e escolha a sua com base no seu conforto!
Não tenha pressa de inserir o coletor, esse é um processo de auto-conhecimento, por isso, concentre-se no seu corpo e vá se adaptando a ele. O coletor deve ser inserido até que fique completamente dentro da vagina e que seja possível soltá-lo para ele abrir. Algumas mulheres conseguem ouvir o barulhinho do copinho abrindo e outras podem sentir uma leve pressão feita pelo vácuo.
A primeira sensação pode parecer desconfortável, principalmente por causa da haste, que pode incomodar quando nos sentamos. Essa haste, possui três delimitações de tamanho. O ideal é cortá-la para que ela não fique nem visível externamente e nem muito próximo à saída da vagina, aproximadamente 1cm. Cuidado para não cortar a haste muito rente ao copinho, pois, precisamos desse suporte para retirar o coletor com mais facilidade. Retire o coletor para poder cortá-lo, ok? Quando for retirar, puxe o coletor pela haste até alcançar a base dele, então, aperte levemente a base para facilitar a entrada de ar e soltar a pressão do vácuo.
Se você teve dificuldade em inserir o coletor por falta de lubrificação, pode utilizar um pouco de óleo de côco! Cada mulher é única, tem uma anatomia diferente, um tônus da musculatura do assoalho pélvico diferente e, por isso, algumas se adaptam mais rápido e outras demoram um pouco mais. Cada uma no seu tempo!
Lave as mãos, insira o coletor novamente e aguarde oito horas para esvaziá-lo. Quando retirá-lo, cuide para manter o copinho voltado para cima, para não derramar o sangue. Você pode retirá-lo sentada no vaso sanitário ou no banho até que consiga realizar esse procedimento de forma mais segura e confiante. A quantidade de sangue presente no copinho dará a você a resposta de quanto em quanto tempo você deverá realizar o esvaziamento!
Descarte o sangue e higienize o coletor com água e sabonete neutro! O silicone é um material de fácil higienização, o processo de fervura é somente no início e no final de cada ciclo, entre os esvaziamentos não.
Informações adicionais:
O coletor é produzido 100% em silicone hipoalergênico, não interfere na umidade e no pH natural na vagina. Diminui os riscos de assaduras, alergias e infecções, pois, não há atrito com a pele e não contém substâncias químicas como os absorventes descartáveis externos e internos. Como não há contato com ar, não há proliferação de bactérias, consequentemente não tem cheiro!
É super ECONÔMICO e ECOLÓGICO! Você paga mais caro no primeiro momento, porém, utiliza ele por cinco a dez anos! É mais saudável para o nosso corpo, para o nosso bolso e para o meio ambiente!
Carla Fagundes
Fisioterapeuta CREFITO-11 303787-F