Casas integradas para ampliar ambientes e permitir um melhor convívio no lar
Com espaços cada vez menores em apartamentos e casas, sentimos a necessidade de pensar em como podemos garantir para que o lar seja mais confortável, bonito e funcional.
Para conciliar pequenos ambientes com amplitude, a integração é um bom recurso. Ela permite o aproveitamento de cada centímetro da casa e faz com que os espaços pareçam maiores.
A integração é vista com bons olhos mesmo em residências mais espaçosas. Além de aproveitar melhor os recintos, ela prioriza o convívio entre os moradores e visitas. O jeito de receber se torna mais despretensioso e agradável.
Se você está construindo ou reformando, vale a pena considerar a possibilidade de fazer plantas abertas. Aposte em combinações como cozinha americana junto a sala de estar/jantar e até mesmo sala de tv, ou ainda, sala de estar e sacada gourmet, entre outros. Tudo vai depender das possibilidades que a planta do projeto possa oferecer. Por isso, converse com seu arquiteto e deixem a criatividade fluir.
Setorização dos ambientes
É importante levar em consideração a setorização dos ambientes, por mais que eles sejam integrados, as suas funções devem ser diferentes e facilmente identificadas. É preciso haver uma ligação visual entre eles, mas também uma separação.
Para um bom arquiteto, é só uma questão de saber jogar bem com os elementos de construção e decoração.
Espaços abertos e menos paredes
Se você quiser uma maior integração, deve considerar a eliminação de paredes não estruturais para criar espaços mais abertos. Porém, nem sempre os ambientes integrados vão ser completamente abertos.
Há casos em que se faz uma meia parede, deixando uma divisão, mas permitindo uma melhor passagem de luz e mais espaço para circulação. Então, em muitos casos, apenas reduzir uma parede é uma boa sugestão.
Não esqueça de considerar os pilares estruturais que possam existir. Eles podem fazer parte da decoração, usar espelhos para revesti-los é uma boa opção.
Os pisos podem criar unidade ou delimitar setores
O piso é um dos fatores determinantes quando falamos em unidade, integração e amplitude. Para isso, é indicado a instalação de um único revestimento para os cômodos. Menos elementos criam menos barreiras visuais e isso amplia o espaço.
Quando mudamos os pisos de um ambiente para o outro, a sensação de divisão é maior, passando a impressão de que são lugares distintos. Por tanto, o uso de pisos diferentes pode ser indicado para a separação de ambientes em espaços maiores.
O papel das cores nos ambientes integrados
Assim como o piso, as cores podem delimitar ou ampliar os espaços. As cores monocromáticas ampliam os ambientes. A sugestão é usar os mesmos tons em paredes, cortinas, portas e alguns revestimentos.
Para dar mais vida ao local, é recomendado deixar as estampas e cores diversas para adornos e decorações como quadrinhos, plantas, almofadas e etc.
A decoração adequada para e dividir ambientes integrados
Vários elementos de decoração também são capazes de separar ambientes integrados. Por exemplo zonas de tapetes, agrupamentos de estofados, biombos, estantes vazadas ou mesmo aparadores menores como divisores da sala de estar com a sala de TV.
Espero que tenham gostado das minhas dicas de hoje, até mais
Foto: Monica Assan