Uma forma rápida e fácil de decorar um ambiente é colocando quadros na parede. Os desenhos, pinturas ou fotos selecionadas, podem trazer memórias afetivas para o espaço e imprimir uma personalidade única.
É possível fazer vários tipos de combinações. Embora não exista uma regra, vou dar algumas dicas e recomendações que poderão tornar a sua experiência bem-sucedida e deixar um conjunto mais harmônico.
Uma vez selecionado o local e quadros disponíveis, vamos avaliar as possibilidades. Aqui cabem algumas dicas que poderão auxiliar:
Se tiver mais de um quadro, monte diversas composições no chão e fotografe. Desta maneira você poderá analisar quais são os modelos e tamanhos de moldura que melhor se encaixam no conjunto ou até mesmo qual será a necessidade de substituir alguma moldura existente.
É importante também observar algumas questões relacionadas a harmonia entre as obras. A moldura deve combinar com a obra, e a composição com o ambiente.
Uma forma de compor quadros é imaginar um grande retângulo externo e “encaixar” as obras dentro desse espaço. Outra dica interessante é manter a mesma distância no vão entre os quadros.
Após definir as posições, tire as medidas e transfira para a parede, sempre observando a distância a partir do chão. Uma dica interessante é utilizar um papel para marcar o lugar exato dos quadros na parede antes de prega-los.
É aconselhável que a fixação de quadros na parede fique a pelo menos 1,60 m do chão. Se a intenção é colocar o quadro sobre algum móvel, o ideal é que ele fique 25 cm de onde está o topo do móvel.
Para quadros menores, é recomendado os pregos de aço. Já para os medianos ou grandes, o uso de furadeira, buchas e parafusos.
Ao final, pendure o quadro e antes de solta-lo verifique se ele está bem preso e firme.
Para quem não quer furar a parede, existem diversas soluções para a fixação dos quadros, como ganchos e adesivos, fita dupla face de espuma e velcro especial. Você só precisa ficar atento quanto ao peso que eles aguentam e sobre a quantidade de material recomendado. Assim, você não corre o risco de pendurar e o quadro cair.
Agora é só deixar a criatividade e imaginação tomar conta e transformar o seu ambiente com quadros. Você pode fazer um mix com pinturas, fotos, espelho e frases.
Foto: Monica Assan