Você tem cuidado da sua voz?

0
615

A voz é a ferramenta de comunicação mais eficaz para interagir na sociedade, por meio dela ainda observamos as emoções, sensações e intenções. Ela é produzida por meio do ar que vem dos pulmões e que ao chegar à laringe, faz as pregas vocais vibrarem. A laringe não é o único órgão responsável pela voz, depois de passar por ela, a voz passa pelas cavidades da garganta, da boca e do nariz, que funcionam como autofalantes. Após essa amplificação, o som é modificado pelas estruturas da língua, dos lábios, dentes e palato, dando origem às palavras.

Ultimamente alguns profissionais vêm apresentando queixa vocal devido o uso constante da voz, são eles os professores, locutores, radialistas, advogados, vendedores etc. Estes profissionais da voz acabam cometendo certo tipo de abuso vocal, o que pode gerar rouquidão constante e falta de voz.

Vejamos alguns destes cuidados:

. Beber em média dois litros de água por dia, de preferência em temperatura ambiente e em horários diversos.

. Evitar qualquer tipo de competição sonora (tentar falar mais alto que os demais na conversa).

. Evitar bebidas alcoólicas em excesso, ou mesmo antes de usar a voz com maior vigor, uma vez que o álcool tem efeito anestésico, provocando a diminuição da sensibilidade lesando as cordas vocais.

. Durante a atividade vocal, deve-se beber alguns goles de água para umidificar a garganta.

. Evitar gritar ou falar de forma intensa, pois o atrito nas pregas vocais pode ocasionar lesão.

. Evitar o ar condicionado em excesso, pois provoca o ressecamento das mucosas. Se for necessário o associe com umidificador.

. Procure ingerir suco ou frutas cítricas.

. Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

LEIA TAMBÉM  A Páscoa e os cuidados com os dentes

. Durante a fala, mantenha a cabeça reta, uma postura ereta, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui