Da semente, um agronegócio

0
1037

Cansado da longa viagem de migração para o norte, onde o clima vai ficar quente o pássaro pousa em um terreno de grande extensão, próximo a uma estrada. Não há árvores por perto, apenas uns tufos de vegetação que mal servem para dar sombra. Mesmo assim, se aproxima para aliviar do sol e procurar comida. Com o instinto, encontra uma pequena poça de água e vai tomar. Aproveita e toma um banho. Ao se espanar para tirar o excesso de água, sem perceber, deixa cair uma semente, que estava presa nas penas das asas. Fato seguinte, pisa na semente e a enterra no chão.

Neste mesmo momento, um carro pequeno, para no acostamento bem perto do pássaro. Um homem desce e vai em direção ao terreno. Um pouco apressado, abre o cinto, baixa um pouco as calças e faz xixi. Não percebeu, mas foi em cima da semente que o pássaro enterrou, deixando um pouco de uréia no solo.

Três anos depois, outro pássaro passa no mesmo terreno e pousa nos galhos de uma laranjeira, que nasceu daquela semente deixada pelo primeiro pássaro que parou neste lugar. O segundo pássaro aproveita a sombra e com seu bico, fura uma laranja para tirar o suco e comer um pouco da fruta que acaba caindo, rolando no chão e as sementes ficando ali. Correndo atrás de uma caça, um gato do mato passa sobre a semente e a enterra. A noite, o clima muda e começa a chover.

Seis anos depois um pomar com sete laranjeiras carregadas de frutos chama a atenção de um casal de viajantes. Param, descem e colhem várias frutas. Em seguida, seguem viagem. Duas semanas depois o casal de viajantes Dora e Maike volta ao terreno e erguem uma cerca em volta das árvores. Dia seguinte, erguem um barraco de madeira e começam a vender as laranjas do terreno. A novidade atrai muitos viajantes e o negócio prospera. Cinco anos se passaram e o local já se chama Vila Laranjeiras. Um punhado de 20 casas de médio padrão estão construídas e o pequeno barraco já é uma casa de alvenaria. Por trás dela pode ser visto um pomar de várias frutas cítricas que ocupam 100 hectares e um galpão comprido que serve de depósito, fábrica de suco, packing house. As pessoas lá dentro andam apressadas para cumprirem suas tarefas. Maike cuida das operações de loja e da indústria. Dora de toda a fazenda.

LEIA TAMBÉM  [Podcast] Brasil ainda trabalha para levantar as restrições impostas ao frango, por alguns países.

A empresa do casal ex-viajante, Doce Sabor, gera vários empregos diretos e indiretos. Tem na sua folha de pagamentos funcionários de vários níveis. Técnicos agrícolas, agrônomos, investe em startups, movimentando toda uma cadeia de produção, do antes ao pós porteira, gerando dezenas de empregos diretos e milhares indiretos por conta de todas as empresas que vieram oferecer serviços e produtos para a Doce Sabor. Virou um forte agronegócio, gerando riquezas, para diversos outros segmentos, como o de cosméticos, por exemplo. E tudo começou com uma semente trazida por acaso, por um pássaro!

Da semente, um agronegócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui