Elas são sempre muito gostosas, bem elaboradas e as vezes de nomes difíceis. Assim são as comidas europeias, as quais tem uma influência muito grande na nossa gastronomia.
O Brasil, por ser um país jovem, teve o privilégio de receber imigrantes europeus e com eles seu costumes e tradições, o que permanece muito enraizado até os dias de hoje.
Passeando um pouco pela nossa cozinha, percebemos a forte influência da Itália, com suas deliciosas macarronadas, pizzas, raviólis, bruschettas e outras. A comida italiana tem como característica a simplicidade: o menos é mais. Nos almoços italianos é hábito famílias grandes, muita música e muita alegria.
A influência portuguesa é percebida de forma mais nítida, nas reuniões festivas em datas especiais. Quem nunca comeu uma bela bacalhoada na Páscoa? Mas sabemos que a gastronomia portuguesa está presente na mesa do brasileiro, também nos doces, como os pastéis de Belém por exemplo.
É muito fácil perceber a elegância, a beleza e o requinte dos pratos franceses, eles têm encantado os brasileiros e são encontrados nos refinados restaurantes de excelência em gastronomia. Os franceses são responsáveis pela sutileza e elegância nos pratos. Uma bela influência que temos dos franceses são os croissants, os vol-au-vent, croques monsieur e outros.
Um rápido giro pelas principais nações influenciadoras da nossa gastronomia e podemos comemorar tantas coisas gostosas que têm estado presentes na nossa mesa.