Novo tipo de “golpe do consórcio” se espalha pelo nordeste, o consumidor precisa ficar atento

0
1008

Golpe do Consórcio: o CRECI-BA tem alertado todos os consumidores, que sonham em adquirir imóveis ainda este ano, a tomarem cuidado com um novo golpe que está sendo praticado no mercado imobiliário.

Na Bahia e no Estado de Alagoas, aumentaram em 200% o número de queixas sobre falsos vendedores de imóveis, que estão enganando as pessoas anunciando imóveis com preços completamente diferentes do mercado.

Quando o consumidor fecha o negócio, pensando que está adquirindo um imóvel, na verdade, ela está contratando uma cota de um consórcio, onde pode demorar até 16 anos para que ela seja contemplada.

O que é um consórcio de imóvel?

Um consórcio de imóveis acontece quando um grupo de pessoas tem interesse em adquirir um imóvel de uma determinada faixa de preço. Cada pessoa interessada pode adquirir uma cota, para fazer parte desse grupo, onde todos pagam pequenas parcelas mensalmente. As parcelas são definidas conforme o valor do crédito contratado e a quantidade de pessoas no grupo.

A cada mês, um integrante do grupo é contemplado com a carta de crédito e, assim, ele pode adquirir o imóvel.

Quando administrado por empresas sérias, é uma das modalidades mais simples para quem deseja juntar dinheiro para comprar um imóvel, facilitando o acesso ao crédito para todos que fazem parte do grupo, que vão pagar esse crédito de maneira parcelada e planejada.

Como funciona o golpe

Os consumidores são atraídos por anúncios de vendas de imóveis, belas casas com valores abaixo do mercado. O cliente é induzido ao erro, achando que está fazendo um ótimo negócio ao comprar um imóvel, mas, na verdade, quando descobre que pagou por um consórcio, já é tarde demais.

LEIA TAMBÉM  O que é e como funciona o Habite Seguro?

Além da propaganda enganosa, um segundo crime é cometido: exercício ilegal da profissão. Apenas corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras tem autorização, por lei, para anunciarem imóveis. Um consórcio não precisa, necessariamente, ser vendido por um corretor.

Não Troque Gato por Lebre.

Novo tipo de "golpe do consórcio" se espalha pelo nordeste, o consumidor precisa ficar atento

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui