Começou hoje (08), por meio da secretaria de Educação, a entrega da quarta remessa do kit merenda, para cerca de 20 mil alunos da rede municipal de ensino. São 230 toneladas de alimentos e mais de 1 milhão de reais de investimento.
Mas a novidade da vez é o adicional que irá complementar o kit. Através de produtos da agricultura familiar, está sendo feito um incremento com 10 toneladas de fécula de mandioca (tapioca para preparo), da Bom Recreio, e quatro toneladas de biscoito, da Associação Caliandra.
“A participação da Agricultura no Kit Merenda, vem da obrigatoriedade da Lei Federal, nº 11.947, que determina que no mínimo 30% dos valores da merenda escolar deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar”, pontuou o secretário de Agricultura, Kenni Henke.
E complementou: “Em 21 anos, o município nunca cumpriu esses 30%, nós temos uma meta grande a cumprir, mas não é uma missão fácil, porque temos poucos produtores com a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o DAP, que dá o direito a esse agricultor participar da venda para o município”, explicou.
De acordo com o prefeito Junior Marabá, a educação é prioridade para o governo, e a alimentação dos estudantes passa por uma avaliação criteriosa. “Antes de fazermos a compra, existe a avaliação de uma nutricionista do município, para verificar o valor nutricional dos alimentos e o nosso kit é composto por 15 itens. E agora com o adicional da agricultura familiar, valorizando os nossos pequenos produtores”, concluiu.
Fonte Ascom Lem