O Ministério da Saúde vai adiantar a campanha de vacinação contra a gripe em território nacional por causa do risco de surto de coronavírus (Covid-19). Apesar de serem causados por agente patológicos diferentes, muitos dos sintomas são semelhantes. “O objetivo da antecipação é diminuir a espiral de epidemia deste vírus (Influenza) que pode confundir a população e auxiliar muito o sistema de saúde”, afirmou o titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta.
A ação, programada inicialmente para começar no dia 13 de abril e ser realizada até meados de maio, deverá ter início já no dia 23 de março. Além disso, será disponibilizado um recorde de 75 milhões de doses pelo Instituto Butantan – no ano passado, foram 65 milhões.
A orientação é de que a população espere o início da campanha, porque a vacina formulada para este ano é baseada em pesquisas que apontam os vírus de maior circulação no momento. Assim, as distribuídas no ano passado, podem não dar a mesma proteção, dada a mutabilidade. Fonte e Foto: Correio do Povo