Famosos são pessoas comuns como tantos outros. Mas por serem famosos carregam um fardo que pode ser muito pesado para as suas costas. Tudo o que falam, pensam, postam nas redes sociais têm uma repercussão enorme na sociedade, tanto dos que os amam quanto dos que os desprezam. E parece que neste peso vai ainda um senso comum sobre brasileiros não gostarem de brasileiros que alcançam sucesso tanto no país, quanto no exterior.
Famosos são pessoas comuns, mas quando dizem algo sobre algum tema, tem uma repercussão imensa, gera um debate na sociedade, geram críticas, aplausos, um rebuliço. Recentemente a cantora Anitta usou suas redes sociais para criticar alguns temas do agronegócio. Em sua conta no twitter disse “Se eu entendi certo o raciocínio deste governo… Vai… libera os venenos todos na comida…os agrotóxicos… produção em massa…que se danem os produtores orgânicos.” Muito rapidamente entidades ligadas ao setor, responderam para a cantora, contrapondo alguns pensamentos dela. Em anos passados outros famosos como Fábio Porchat, Preta Gil, fizeram declarações contra o agronegócio.
O que um fato tem em comum com estes outros? Duas coisas são importantes de serem ressaltadas. 1 – Em muitos casos demonstram amplo desconhecimento da realidade ou do fato que gerou a primeira informação. Ouvem ou lêem algo sobre o tema e saem postando opiniões, muitas vezes sem uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema; 2 – O impacto na população que os segue é muito forte, levando a uma reverberação exponencial, criando uma imagem nem tão verdadeira assim.
Mas há algo “engraçado” nesta situação. Todo o mundo tem opinião sobre tudo. Do futebol a política, da religião aos atos do STF. São opiniões “do povo” onde cada um ouve a informação, processa de acordo com seu conhecimento, sua cultura, seu ambiente e repassa a outros com todos estes adendos, sem qualquer filtro. Famosos, são pessoas comuns e, portanto, têm, como todos, opinião sobre tudo. Mesmo que, segundo minha visão, estejam erradas.
Podemos argumentar que Anittas, Porchats, Pretas Gil, com toda a assessoria que têm, poderiam se informar antes para não emitirem opiniões erradas, descabidas sobre os assuntos que lhes passam na cabeça. Mas isto não acontece assim.
Então creio que o melhor caminho possa ser aproximar-se dos famosos e encontrar um meio de lhes passar as informações corretas, de forma neutra, sem tendências. Porque assim se corrige o mal futuro, de falas que prejudicam todo um setor. Como em qualquer atividade, o agro tem erros e pessoas erradas. Mas não é correto levar todos para a mesma vala.
Os famosos erram. Por isto não fico brabo com Anitta.