O verão nem chegou ainda mas já começamos a sentir o poder desse clima nos últimos dias! É pessoal, esquentou real, oficial! E para entrar nesse clima tão característico da nossa região podemos contar com alguns aliados… Além dos ventiladores e condicionadores de ar, o alívio para as altas temperaturas pode vir do seu prato. Alimentos ricos em água e que podem ser consumidos gelados são ótimas opções para se refrescar. Nos dias mais quentes, fica mais fácil apostar em saladas e beber pelo menos dois litros de líquidos. Água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados sem açúcar são boas opções para ajudar a refrescar o corpo, afastando o calor e evitando a desidratação. Para quem não abre mão da cervejinha bem gelada para rebater o clima quente é preciso estar atento ao consumo de água em paralelo a bebida, já que o álcool tem alto poder de desidratação!
Confira a seguir cinco dicas para você se alimentar bem e evitar a desidratação nos últimos aqui na região!
Dica 1: É necessária a reposição e consumo de líquido para prevenir desidratação. Uma média interessante é calcular 35ml por quilo de peso (sendo que para pessoas acima do peso pode sofre alguns ajustes).
Dica 2: Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem alimentos refrescantes que combinam com as altas temperaturas. Boas sugestões de frutas e verduras são melancia, melão, ameixa, abacaxi, laranja, chuchu e abobrinha, que são mais ricos em água.
Dica 3: Consuma à vontade folhas verdes e verdes escuras, além de legumes associados a temperos naturais e leves como o azeite, o limão, o vinagre.
Dica 4: As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, evitam desconfortos e são mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros. Alimentos industrializados são ricos em sódio e promovem retenção de líquido.
Dica 5: Pessoas que estão expostas ao sol podem aumentar a fotoproteção com alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura e mamão, e licopeno como o tomate e melancia. Além disso, alimentos ricos em gordura de boa qualidade promovem ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina E e alguns em ômega 3 e podem ser interessantes para turbinar a alimentação. Alguns exemplos são: azeite de oliva, abacate, castanhas em geral, chia, linhaça e peixes como atum, sardinha, arenque e pescadinha.
Veja a seguir duas indicações de combinações refrescantes para se hidratar:
Suco hidratante digestivo
Ingredientes:
1 fatia grossa de abacaxi
3 rodelas de pepino
1 colher de sopa de hortelã
150ml de água de coco
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.
Suco pink repositor
Ingredientes:
1 fatia média de melancia
1/4 de beterraba
1/2 maçã
4 fatias de gengibre
100ml de água de água
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.