O Queridinho do Momento: Levain!

0
1959

Na era das intolerâncias e restrições, principalmente ao glúten, algo vem chamando a atenção daqueles que não abrem mão de um “pãozinho” no café da manhã, da tarde ou a qualquer momento mesmo! O pão está presente na mesa das pessoas a milhares de anos, e segundo a Bíblia, foi usado por Jesus como símbolo de alimento sagrado.
Para o paulista, o pão na chapa não pode faltar! Já para os gaúchos, o pão caseiro tem seu lugar especial. E se viajarmos ao redor do Brasil, encontramos vários tipos de pão que são protagonistas, como o pão de miga, o pão de banha, a “média”…

E no meio do tradicional pão de sempre, uma simples troca às vezes faz a maior diferença no resultado da receita. É o que acontece quando se substitui o fermento químico pelo natural no preparo de pães. Conhecido como levain (pronuncia-se “le-van”), esse ingrediente tem como base uma mistura de água e farinha. Em contato com o meio ambiente, ela é tomada por micro-organismos presentes no ar – e todos encontram ali um bom lugar para crescer, o que estimula a fermentação. Para mantê-los vivos, basta alimentá-los com algum tipo de açúcar, que pode ser de frutas, como no meu caso, que fiz meu levain a partir do suco de abacaxi com farinha integral.
Uma mordida costuma denunciar se o produto foi preparado com levain – a casca é bem crocante e o sabor, levemente ácido. Além disso, a durabilidade é maior (costuma ser de uma semana). Para melhorar, o fermento torna a receita mais nutritiva, e a digestão mais facilitada.

Se você ainda não experimentou um pão feito com levain, eu imploro que experimente! E para isso listei aqui, quatro vantagens dos pães com fermentação natural:

  1. Deixa o pão com sabor diferente
LEIA TAMBÉM  O calor chegou! Confira algumas sugestões para você se alimentar bem e evitar a desidratação

Os pães feitos com fermentação natural possuem sabor e textura incomparáveis em relação aos pães tradicionais. A massa fica com uma casca crocante, um sabor levemente azedo e um miolo macio e mais saboroso.

2. Baixa o índice glicêmico

A fermentação natural de pães baixa o índice glicêmico, ou seja, ele ajuda o organismo a sentir menos fome e, até mesmo, auxilia na perda de peso.

3. Aumenta a capacidade de digestão

A digestão fica mais fácil com pães feitos com a fermentação natural. Mesmo para as pessoas que são sensíveis ao glúten. O fermento natural possui lactobacilos que não são encontrados no fermento biológico. Eles auxiliam na digestão e também são benéficos para a flora intestinal.

4. Possui vários nutrientes devido a fermentação natural

A fermentação natural de pães aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais. Isso faz com que esses pães tenham mais nutrientes do que os fabricados pelo método comum. Além disso, nesses casos, não há uma adição de conservantes no fermento, o que torna o alimento mais nutritivo.

Será que eu consegui te convencer?

O Queridinho do Momento: Levain!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui