Hoje eu quero falar de uma das coisas que eu mais gosto de fazer, “pôr a mesa “. O serviço envolve muito carinho e um pouco de conhecimento de etiqueta, mas não quero me deter em etiqueta ou regras, e sim no carinho com que devemos preparar uma boa mesa para um jantar, almoço, café da manhã ou um chá.
Nem todas as pessoas têm louças, talheres, mesas ou toalhas para pôr uma mesa à rigor. Então deve- se levar em conta o que temos, se temos os melhores utensílios domésticos ótimo, se não, devemos usar da criatividade para alcançar um bom resultado.
O bom é começarmos pela motivação que nos leva a querer colocar uma boa mesa. Em primeiro lugar devemos ter um coração grato à Deus por ter a refeição e as pessoas que vamos oferecer um jantar, esse é um ponto fundamental, depois disso tudo fica mais fácil, escolha então a refeição a ser servida e abuse do carinho.
Gosto sempre de usar um tapetinho, tipo jogo americano, observando sempre o crescimento das cores ou estampa. Em seguida o sousplat, o prato principal, depois o da entrada ou sobremesa, tudo depende do que vai servir. À direita devem estar as taças ou copos, geralmente três (que podem ser juntos), um para água, um para vinho e outro para suco. Os talheres devem também estar à direta, de fora para dentro na ordem do que vai ser servido primeiro.
Uma mesa para jantar em um dia especial, deve teve ter alguns detalhes importantes que tragam à mesa a emoção e torne este, um momento marcante. As flores naturais, luz de velas, fotografias e uma música adequada, são detalhes que não podem faltar.
Depois de tudo isso, cuidadosamente preparado, é só curtir o momento especial e torná-lo inesquecível.
Em outra oportunidade falarei sobre uma mesa posta à rigor, onde as regras falam mais alto.