A psicologia é a ciência que estuda e trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Dentro dela existem diversas abordagens, acredite, eu também não fazia ideia antes de entrar nesse meio.
A psicologia se faz presente em diversos âmbitos sociais, como: Psicologia social, organizacional, escolar, jurídica e criminal (forense). Sem falar nas abordagens clinicas que podem ser realizadas de forma individual, desde crianças até idosos, do mesmo modo podem ser sucedidas em casal e família.
Você sabia que aproximadamente 70% das pessoas sofrem de algum transtorno mental e não fazem tratamento ou recebem um tratamento inadequado?
Isso acontece por vários contexto, os dois principais é o preconceito, que muitas vezes é adquirido por falta de experiência e conhecimento. Ir ao psicólogo não é um bicho de sete cabeças, nem uma medida para casos extremos (loucura), como muitos ainda acreditam.
A saúde mental deve ser acessível e de extrema importância para todos, independentemente do contexto. Se você ainda não tem o conhecimento do que o psicólogo faz ou quando procurar esse profissional, aqui vai algumas sugestões:
– Busca de autoconhecimento
– Curiosidade ou vontade;
Prevenção;
– Sentimentos constante de tristeza;
– Ansiedade, estresse, raiva e desânimo;
– Sentimento de culpa ou dificuldade de lidar com o passado;
– Abuso de substância;
– Busca por mudanças de atitude;
– Separações, lutos ou perdas;
– Dificuldade em relacionamentos ou convívio social;
– Manias, medos e comportamentos alterados;
– Entre outros;
A saúde mental pode ser incluída em um ato de autocuidado, pois esse momento pode gerar ótimos resultados no seu cotidiano auxiliando no autoconhecimento, autoestima, na resolução de problemas, organização e bem estar.
‘’ Aquele que não tem tempo para de cuidar da saúde, vai gastar tempo para cuidar da doença.’’
Invista em você.