Os serviços de Saúde Mental do SUS

0
1566

Às vezes bato bastante na tecla de cuidarmos da nossa saúde mental, porém nunca comentei sobre os serviços de saúde mental disponíveis no nosso Sistema Único de Saúde. Pois bem, hoje lhes apresento o Centro de Atenção Psicossocial, mais conhecido como CAPS!

Os CAPS surgiram no fim dos anos 80 e início dos 90, quando a reforma psiquiátrica deu os primeiros passos aqui no Brasil. Esses centros têm o objetivo de prestar assistência ao indivíduo com transtorno mental e dependência de álcool e outras drogas, de forma a preservar sua autonomia e respeitar seus direitos. Além de ter o diferencial importantíssimo para toda a reforma psiquiátrica: reinserção social.

A Portaria nº 336 de 2002 dispõe sobre as modalidades dos diferentes CAPS existentes, são eles: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi, CAPS ad. A diferença básica entre eles é a quantidade de habitantes do município, é isso o que vai definir que tipo de CAPS cada cidade consegue comportar.

O CAPS III possui a particularidade do acolhimento noturno, ou seja, permite que o paciente fique “hospedado” lá caso seja necessário e da vontade do paciente. Ele atende municípios com mais de 200mil habitantes e funciona 24horas por dia e 7 dias por semana.

O CAPS ad e o CAPSi também possuem particularidades que são: o atendimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e o atendimento à crianças e adolescentes, respectivamente.

Atualmente, O SUS conta com 2.661 Centros de Atenção Psicossocial em todo o país. Mas quais são os serviços prestados? Atendimento individual, atendimento m grupo, oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares, atendimento à família e atividades comunitárias com enfoque na integração do paciente na sociedade e sua inserção familiar e social.

LEIA TAMBÉM  Planejamento e saúde

E você, sabia da existência dos CAPS? Conhecia suas diversas modalidades? Conheça o Sistema Único de Saúde, ele é de todos e para todos!

Fonte: Portaria Nº 336, de 19 de fevereiro de 2002 e Ministério da Saúde.

Os serviços de Saúde Mental do SUS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui