Está com uma dívida impagável? Saiba como um advogado pode ajudar você

0
2734

Os termos “SPC” e “Serasa” dão arrepios em muita gente. O ano de 2020 começou com 61 milhões de brasileiros com dívidas atrasadas e o CPF negativado. Você é um deles? Vamos sair dessa pindaíba? Um bom jeito é negociar as dívidas, mas antes é preciso seguir algumas etapas.

  1. Saiba o tamanho do problema em que você se meteu

Conhecendo o histórico financeiro do brasileiro, imagino que você tenha contraído algumas de suas dívidas justamente por não conhecer suas próprias finanças. Agora que o estrago está feito, melhor começar a se organizar.

Liste tudo o que você deve, centavo por centavo: faturas de cartão de crédito, cheque especial, boletos, carnês, empréstimos, financiamentos, conta da mercearia da esquina, tudo.

  1. Conheça sua vida financeira

Quanto você ganha por mês? Faz alguns bicos? Vendeu alguma coisinha da casa? Anote tudo isso em seu orçamento. Nem precisa ser em uma planilha de Excel, mas é importante ser em algum lugar que você tenha fácil acesso depois.

Além das suas dívidas que você já listou, com o que você gasta? Aquele passeio no shopping no fim de semana (que você jura que não gastou muito): tomou um sorvetinho? Quanto foi? Pagou quanto no estacionamento? Gastou quanto de combustível? Onde estão as moedas do troco do sorvete? Você pode ter um susto. Anote isso também no seu orçamento.

Saber exatamente quanto entra e quanto sai das suas finanças é fundamental para saber como você chegou até aqui e como não voltar a viver esse inferno.

  1. Feito isso, você precisa contratar um advogado especializado em negociar dívidas

Achei que você quisesse que eu pare de gastar! Vai me fazer gastar com advogado?

Quantos por cento você acha que conseguiria de desconto em uma negociação de dívida? O banco bloqueou sua conta? A operadora do cartão já cansou de cobrar e está ameaçando processar você?

LEIA TAMBÉM  ‘História de um casamento’: não repita esse filme na sua vida

Você pode até tentar enfrentar tudo sozinho, mas acontece que o(a) advogado(a) especializado(a) em negociar dívidas sabe o caminho das pedras. Em outras palavras, ele(a) já fez isso antes.

Esse profissional sabe onde apertar e, em vários casos, em quem apertar, já que ele ou ela negociam dívidas com as mesmas empresas (e os mesmos funcionários) várias vezes. O seu caso pode ser semelhante a uma negociação já realizada antes, então é possível

Em vez de você pagar a dívida cheia e mais juros, um advogado especializado em negociar dívidas pode ajudá-lo a pagar menos do que você devia originalmente e em condições confortáveis para o seu novo orçamento. A empresa acaba preferindo receber menos a levar um completo calote.

Se você já estiver na fase do processo judicial, o(a) advogado(a) poderá atuar no atraso do processo e evitar consequências maiores, como o bloqueio patrimonial. É importante que você não demore a contratar um advogado com negociar suas dívidas, pois quanto maior e mais antiga ela for, mais lento pode ser o processo de negociação.

Mesmo assim, não existe dívida grande o bastante que não possa ser paga.

E mais: iniciado o pagamento da dívida negociada, a empresa tem o prazo de até cinco dias úteis para pedir às entidades de proteção ao crédito (SPC e Serasa) para que retire seu nome do cadastro de inadimplentes.

Está com uma dívida impagável? Saiba como um advogado pode ajudar você

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui