Piscina: Tudo por trás do lazer

em Tiago Lima
14 de dezembro de 2020

Nesta reta de final de ano com clima de encerramento nada mais coerente do que falar em lazer não é verdade? Afinal grande parte das pessoas contemplam suas férias nesta época, e este momento reflete diversão e descanso ao lado dos amigos e familiares. Neste sentido contemplar sua residência com uma bela piscina pode ser muito atraente aos olhos.

Antes de entrarmos afundo sobre os tipos de piscina, sua construção e revestimentos, é necessário salientar que o acompanhamento de um bom profissional para lhe auxiliar neste planejamento e execução é indispensável, a fim de garantir sucesso e prevenir futuras complicações.

Basicamente temos no mercado sete tipos de piscina, sendo elas de fibra de vidro, alvenaria, pré-moldada, vinil, portátil, de vidro e areia. O que as difere é a forma com é construída e o valor do material e mão de obra.

A piscina de fibra de vidro é a mais procurada devido à agilidade de implantação, pois trata-se de uma estrutura pré-fabricada e que demanda quase nenhum serviço de acabamento posterior, sendo necessário apenas a compactação e preparação do terreno juntamente com a casa de máquinas. Limita-se quanto a variação de formatos e tem material sensível, devendo fazer manutenções periódicas a fim de evitar fissuras da peça.

Piscinas de alvenaria e vinil possuem basicamente a mesma base construtiva e possibilitam inúmeros desenhos que se adequam às necessidades e disponibilidade de espaço. O que as difere é o revestimento adotado, sendo a primeira feita com pastilhas, azulejos, porcelanatos e pedras naturais e a segunda com manta e vinil. Ambas demandam cuidado especial no momento da execução, pois a longevidade da piscina dependerá de uma boa preparação do terreno e impermeabilização.

As placas pré-moldadas para construção de piscinas são uma excelente alternativa para ganhar tempo. A preparação do terreno é igual a uma piscina convencional de alvenaria, porém deve-se ater as questões das tubulações hidráulicas, pois após concretadas ficarão difíceis possíveis alterações. As placas são feitas sob medida e montadas na obra, devendo ser concretadas por trás, para fazer o fechamento e garantir sustentação e vedação.

LEIA TAMBÉM  O que preciso saber sobre a escolha de metais?

Piscinas portáteis são comuns em todo o lugar, devido a praticidade aliada ao fato de que são economicamente mais acessíveis. Encontra-se piscinas de materiais como plástico e lona, porém com design genéricos, geralmente circulares ou retangulares. Uma grande vantagem está na existência de piscinas portáteis com bomba, escadas e até aquecimento, com instalação simples e prática.

Piscina de vidro envolve material especial: o vidro laminado, composição de material plástico com fibra de vidro. O vidro laminado é altamente flexível, importante característica para suportar a pressão da água. Estão presentes em residências de alto padrão, resorts e hotéis.

Com relação à construção de uma piscina de vidro deve preceder um projeto de acordo com as normas de segurança que o vidro requer.

Por fim, as piscinas de areia possuem aspecto de praia ao final da sua construção, são feitas em alvenaria comum e revestidas com mistura de areias e minerais. Este aspecto proporciona uma superfície antiderrapante, atérmica e de fácil limpeza, sendo a grande desvantagem desta piscina apenas o seu valor.

Como sempre é dito nas matérias de construção e arquitetura: não há uma regra de qual a melhor escolha, mas sim qual a melhor opção que se encaixa na sua necessidade.

Piscina: Tudo por trás do lazer

/ Published posts: 2697

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram