DRYWALL: VERDADES E MITOS

0
834

Este sistema de vedação construtiva é muito utilizado no exterior e apesar de introduzido no Brasil há cerca de 20 anos, ainda é pouco explorado pelos profissionais em seus trabalhos. Há acima deste assunto muitos mitos o que gera insegurança na hora de especificar tal solução.

Mas do que se trata? O sistema Drywall como o próprio nome já diz, trata-se de um sistema seco de construção de paredes, pois assim utiliza-se de quantidades mínimas de água para sua composição e por ser industrializado, chega pronto na construção gerando menos resíduos e tornando-a mais limpa.

Uma chapa de Drywall é composta por um núcleo em gesso e duas lâminas de cartão duplex que a revestem, nessa composição o gesso trabalhará a resistência à compressão, e o cartão à tração deixando a peça mais resistente mecanicamente falando. Para a construção de paredes, esta chapa é fixada e estruturada com perfis metálicos de aço galvanizado que sustentaram a peça de Drywall.

Por se tratar de uma composição bastante simples e aparentemente leve, tende-se a imaginar que uma parede feita com Drywall será muito menos resistente do que uma executada com blocos de cerâmica convencional, porém a tecnologia por trás deste material garante que tenha resistência e suporte o seu uso, comporte a instalação de portas e armários, absorvendo impactos diários que toda parede recebe.

Outra dúvida recorrente está com relação ao isolamento térmico e acústico, ao contrário do que se pensa e visando o bem estar, os fabricantes desenvolveram linhas especiais de Drywall que possuem preenchimento com materiais fibrosos como lã de rocha ou de vidro que garantem a absorção sonora e mantimento da temperatura, sobretudo que atendam as normas de desempenho brasileiras.

LEIA TAMBÉM  Saiba a principal diferença entre porcelanato e cerâmica

O sistema de Drywall como introduzido anteriormente, pode sim receber fixação de armários e até mesmo bancadas de pedra, o que garantirá o seu bom desempenho é o reforço da estrutura de aço galvanizado que está em seu interior de acordo com a carga que ele se submeterá, seja um armário, ar condicionado ou uma peça de granito.

Dizer que sistema Drywall é pouco resistente ao fogo e a umidade é um verdadeiro mito da construção, como dito no início desta matéria, o sistema recebe chapas de cartão, estas recebem acabamentos específicos para determinado uso. Para áreas úmidas como banheiros, cozinhas, ou simplesmente paredes que receberão algum tipo de revestimento que será fixado com argamassa, a chapa recebe um tratamento com silicone e fungicidas misturadas ao gesso, possui coloração verde e conhecida como RU. Por outro lado, para resistir ao fogo, as chapas recebem tratamento com fibra de vidro, possuem coloração avermelhada ou rosa, chamada de RF e muito utilizada em salas com lareiras, ou ambientes comerciais que exijam bom comportamento dos materiais com relação a propagação de chamas, como auditórios.

Como costumo dizer nas matérias que tratam de materiais: não há o melhor ou pior e sim aquele que atenderá a sua necessidade. Não restam dúvidas de que este sistema é muito vantajoso, porém avaliar a viabilidade do uso é sempre muito importante.

DRYWALL: VERDADES E MITOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui