O ciúme aparece quando sentimos que algo está ameaçando a estabilidade e/ou qualidade da nossa relação com algum indivíduo ou com outro objeto.
O que muitas vezes não entendemos é que o ciúmes nem sempre é a CAUSA de alguns problemas, mas sim um SINTOMA de inúmeras questões individuais que não são trabalhadas e que explodem quando se constrói um vínculo de intimidade com outra pessoa.
O nosso relacionamento com o outro é apenas um espelho de como é o nosso relacionando consigo mesmo — e na maior parte das vezes, o ciúmes está atrelado à baixa autoestima, insegurança, descontrole, possessão.. E cada caso deve ser analisado individualmente.
Se relacionar é estar vulnerável, e nem sempre as pessoas estão dispostas a lidar com partes de si mesmas que não parecem tão bonitas ou agradáveis, antes de se aprofundar em uma história com o outro.
Chega um momento em que o cuidado vira controle e um apelo para o amor. O problema é que não conseguimos sentir o amor do outro se não sentirmos amor por nós mesmos.
Lembre-se que, você não controla as ações do outro, mas pode controlar as suas reações.
Não SE ignore. Busque ajuda profissional.