Procrastinação é a mesma coisa que preguiça?

0
1156

Você consegue imaginar alguém que tem uma tarefa para realizar, mas empurra ela por dias e dias, coloca outras prioridades na frente, até não ter mais jeito. Isso te lembra alguma coisa? À primeira vista, a procrastinação pode ser facilmente associada à preguiça e desorganização, mas na verdade esse hábito tem origens mais complexas, que vão além de listar as tarefas do dia na agenda.

Procrastinação é diferente de preguiça, ou seja procrastinar não é preguiça. Do ponto de vista psicológico, a procrastinação é um problema de regulação emocional. Já a preguiça são questões mais gerais, então, uma pessoa preguiçosa vai ter essa postura para tudo, mas o procrastinador por sua vez tem questões pessoais e emocionais que fazem com que o mesmo adie certas atividades, tarefas e encontros.

Para saber a origem da sua procrastinação é muito importante o autoconhecimento, pois será preciso identificar e compreender sua própria angústia, seus medos e inseguranças. Se você está vivenciando uma experiência que te remeta a um situação que relembre registros ruins já passados, para evitar dor, medo e frustação sua mente entende que aquilo deve ser adiado ou até mesmo não executado, mas isso não chega com essa clareza, e a tendência é estimular a autossabotagem, o que pode deixar você muito confuso e crente que dentro de dias tudo voltará ao normal.

Mas afinal o que pode ser a minha procrastinação?

🔸Falta de motivação: Conhecer o que motiva você a alcançar novas metas, novos hábitos, isso entra também no autoconhecimento, de se conhecer e saber o que faz realmente sentido para você̂.

🔸Medo: O medo pode está te sabotando, fazendo com que você adie varias áreas e etapas na sua vida, aqui é interessante investigar. Qual o medo? Tem um medo do medo?

LEIA TAMBÉM  Você sabe qual a importância de ter uma rotina organizada?

🔸Cansaço mental: Você está muito estressado? Recebendo cobrança dos outros?

Sensação de culpa? Vergonha? Insegurança?

Baixa autoestima? Perfeccionismo?

São quesitos que podem desenvolver uma mentalidade autodestrutiva e desenvolver uma procrastinação crônica.

🔸Falta de organização: A rotina tem a capacidade de trazer uma segurança e organização para o dia a dia, onde você consegue visualizar e organizar seu tempo para realizar todas as suas atividades. Invista um tempo para se organizar e destinar horários para tudo que precisa e quer realizar.

🔸Ansiedade: A ansiedade gera o sentimento de insegurança e autocobrança com sua expectativa, isso gera muito sofrimento e uma busca baseada em “sonhos e desejos” de perfeição e realização, o que faz com que você deixe de apreciar sua realidade e realizar suas obrigações.

E como saber se estou procrastinando ou se é preguiça?

Uma dica bacana para diferenciar a procrastinação é observar seu dia a dia, se você estiver procrastinando algo, irá estar realizando outras atividades no lugar, é como se fosse uma fuga para não estar vivenciando algo, já o preguiçoso não estará fugindo apenas de uma situação e sim de todas, dessa forma ele não estará fugindo de nada, mas também não estará buscando vivenciar nada.

E como vencer a procrastinação? Um caminho é buscar se conhecer melhor, e entender suas motivações. Isso pode ser conquistado com leituras e questionamentos individuais, mas uma ajuda profissional é especialmente bem-vinda, afinal, com o auxílio de um psicólogo você conseguirá encontrar caminhos para solucionar muitas problemáticas internas e não se sabotar na fuga de seus sentimentos.

Procrastinação é a mesma coisa que preguiça?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui