O que é um ralo linear? Quais são as suas vantagens?
Quando vamos escolher os acabamentos para uma casa nos deparamos com uma infinidade de opções, sendo uma delas o ralo linear, também conhecido como seca piso. Para todos os ambientes molhados, é necessário escolher um bom ralo para que seja feito o escoamento da água o mais eficiente possível.
O ralo linear trata-se de basicamente duas peças: uma grelha, que pode ser revestida pelo próprio piso do ambiente tornando-o imperceptível; e por uma calha de escoamento. O que difere este do ralo comum é o tamanho e a capacidade de escoamento, que em síntese é bem maior e eficaz.
Durante muito tempo as pessoas tinham certa repulsa em utilizar este tipo de ralo devido a falta de sifão na peça, obrigando a instalação conectar-se a uma caixa sifonada a fim de evitar a volta do mau cheiro do esgoto residencial. Porém hoje no mercado encontramos opções de ralo linear com sistema sifonado, garantindo que se forme um fecho hídrico (camada de água que fica nos desconectores) barrando o odor do sistema.
Quais as vantagens do ralo linear?
Certamente as vantagens que serão listadas aqui te convencerão que a melhor opção de escoamento para sua residência ou comércio, seja ambientes internos ou externos, é o uso de ralos lineares. A primeira delas é a estética e sem dúvidas o diferencial está em deixar o piso mais “clean” e confortável, motivo este de o ralo linear ser o “queridinho” dos arquitetos e designer de interiores.
Segunda maior vantagem é a segurança proporcionada pelo sistema deste ralo, a sua composição faz com que o escoamento de água seja fluido e maior, consequentemente evitando o principal transtorno dos ralos: o acúmulo de água e entupimento. Atrelado a esta, podemos citar os tamanhos variados, sendo possível a execução de ralos personalizados atendendo a drenagem necessária.
Apesar de algumas peças não serem dotadas de sifão como foi dito, este sistema possui grelhas com orifícios menores diminuindo o mau cheiro que sobe do encanamento, pois a água não evapora facilmente. Nos ralos convencionais, quando o nível dessa água está baixo, os gases conseguem retornar pela tubulação, gerando o mau cheiro.
A base do ralo linear não tem emendas ou reentrâncias, não gerará acúmulo de resíduos, facilitando muito a rotina doméstica e para uma limpeza mais completa, é possível retirar facilmente a grelha do tampo.
Leia também: Calha úmida: o que é e como utilizá-la
Por fim, a instalação do ralo linear não tem segredo, via de regra, deve ser feita antes do assentamento do piso para garantir a nivelação correta do ambiente e o máximo potencial de escoamento, bem como estar próximo as paredes periféricas do local e geralmente atendem toda a extensão do box, no caso dos banheiros.
Quanto ao resultado, não restam dúvidas de que esta é a melhor opção proporcionando estética, funcionalidade e segurança para todas as áreas molhadas do seu imóvel. Procure bons profissionais para fazer a instalação e invista nessa possibilidade que já faz parte de muitas obras.