Reforma completa: saiba como declarar gastos no Imposto de Renda 2024

0
29
Reforma completa: saiba como declarar gastos no Imposto de Renda 2024. Foto: Juca Varella

Se você comprou ou fez reformas em um imóvel no último ano, é importante ficar atento na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Isso porque, além de informar a aquisição do imóvel, é necessário informar a realização de reformas e os valores pagos por elas.

De acordo com a legislação brasileira, as despesas com reformas realizadas em imóveis podem ser deduzidas no Imposto de Renda, desde que sejam comprovadas e realizadas em imóveis próprios, residenciais e em uso. No entanto, é importante lembrar que essa dedução está sujeita a algumas regras específicas estabelecidas pela Receita Federal.

Para informar os valores pagos pela reforma no seu Imposto de Renda, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Coleta de documentos: é fundamental reunir todos os comprovantes de pagamentos realizados durante a reforma do imóvel. Isso inclui recibos, notas fiscais, contratos, entre outros documentos que comprovem as despesas. Caso a reforma tenha sido realizada por etapas, é importante separar os documentos por períodos para facilitar o preenchimento da declaração.
  • Preenchimento da declaração: no momento de preencher a declaração do Imposto de Renda, você deve informar os valores pagos na ficha “Bens e Direitos”, no código correspondente ao tipo de imóvel. No campo “Situação em 31/12/XXXX”, informe o valor total pago até o final do ano anterior.
  • Identificação das despesas: separe as despesas realizadas durante a reforma em diferentes categorias, como mão de obra, materiais de construção, projetos, entre outros. É importante detalhar todos os valores e especificar o tipo de serviço ou produto adquirido. Por exemplo, se você fez uma reforma na cozinha para a instalação de armários planejados, identifique o valor gasto com a mão de obra e o valor dos armários separadamente.
  • Comprovação das despesas: para que as despesas sejam aceitas pela Receita Federal, é necessário comprovar os gastos realizados. Por isso, mantenha todos os documentos fiscais guardados por, pelo menos, cinco anos. É importante lembrar que, em caso de fiscalização, você poderá ser solicitado a apresentar as comprovações.
LEIA TAMBÉM  Acelem encerra campanha de Natal com sorteio

É importante ressaltar que nem todas as despesas realizadas na reforma de um imóvel podem ser deduzidas no Imposto de Renda. Despesas como a compra de móveis, eletrodomésticos e decoração não são consideradas como reformas e, portanto, não podem ser deduzidas.

Além disso, vale destacar que a dedução das despesas com reforma de imóveis está sujeita a um limite máximo. Em 2021, por exemplo, o valor máximo de dedução é de R$ 24.150,74. Portanto, caso o valor total das despesas com a reforma ultrapasse esse limite, apenas o valor máximo será deduzido.

Por fim, é válido ressaltar a importância de contar com a ajuda de um profissional da área contábil na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Um contador poderá orientá-lo sobre todas as regras e procedimentos para informar corretamente as despesas com reforma de imóveis.

Informações da Infomoney

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui