Quem nunca pregou uma peça no Dia da Mentira, ou caiu em uma, que atire a primeira pedra. Comemorado no dia 1º de abril, o tal dia em que a mentira é liberada não é tão bobo quanto parece e tem origem histórica.
O que pouca gente sabe é que o Dia na Mentira é muito, muito antigo. E mais: tem origem na França.
Antes de chegarmos no contexto histórico da data, é importante saber que ela é famosa em várias partes do mundo. Na Inglaterra, o Dia da Mentira é conhecido como April Fool’s Day. Em português, o termo quer dizer Dia dos Bobos de Abril.
Origem do Dia da Mentira
Segundo a história, a data vem do século XIV, da França. Naquele tempo, o ano novo era comemorado em uma data diferente de agora: de 25 de março ao dia 1º de abril.
Somente em 1564, com a adoção do calendário gregoriano pelo rei Carlos IX, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro.
Acontece que uma mudança tão drástica não foi bem recebida por todo a população. Essas pessoas, que se recusaram a adotar o novo calendário, acabaram sendo chamadas de bobos de abril. Elas eram ridicularizadas e, no dia 1º de abril, recebiam convites para festas que não existiam, além de cartões e presentes pouco ortodoxos.