Salvador: pior taxa de homicídio juvenil entre as capitais brasileiras

0
47
Foto Pexels Leonardo Dourado

O Mapa da Desigualdade, apresentado na última terça-feira, 26, pelo Instituto Cidades Sustentáveis, traz dados assustadores e muito preocupantes. A taxa de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos, entre todas as capitais brasileiras, foi a pior em Salvador, com 322,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Já em São Paulo, onde morrem cerca de 7,76 jovens nessa faixa etária a cada 100 mil habitantes, a realidade é outra. Esses dados mostram a desigualdade entre as capitais.

Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, ao comentar os dados do Mapa, destacou que “Salvador enfrenta um problema gravíssimo de repressão policial”. Segundo ele onde o grau de letalidade é muito grande em todo o estado.

O coordenador lembra que, para a Organização das Nações Unidas, ONU, um cidade ou um país, que tenha mais de 10 mortes por 100 mil habitantes é considerada em guerra civil. “Os dados demonstram a gravidade do problema no país”, salienta Jorge.

Salvador aparece também, além da pior colocação na questão dos homicídios, na última posição quando se considera população abaixo da linha da pobreza, 11% dos habitantes, e os números do desemprego, sendo a taxa de desocupação na capital. 16,7%. A menor é de Campo Grande/MS, com 3,4%.

O Mapa da Desigualdade é um trabalho inédito, que compara 40 indicadores das 26 capitais brasileiras em temas como renda, saúde, educação, habitação e saneamento. O estudo demonstra e reforça a enorme desigualdade existente em todo o país, ressaltando que, mesmo as capitais com melhor desempenho nos 40 indicadores, não são modelos ideais para o país.

“É importante dizer que esses dados não caracterizam a igualdade ou a desigualdade de uma cidade, mas mostram as diferenças que existem entre as capitais brasileiras”, enfatizou Abrahão. Segundo ele, mesmo Curitiba tendo aparecido na primeira posição no ranking de desempenho entre as capitais brasileiras, isso não significa dizer que seja uma “cidade igualitária”, nem é garantia de que não haja desigualdade dentro das cidades.

LEIA TAMBÉM  Começa hoje em LEM o maior evento de Cyber Segurança da Bahia

O Mapa da Desigualdade  é uma das ações do Programa de Fortalecimento da Sociedade Civil e dos governos locais para a promoção e construção de cidades mais justas, igualitárias, democráticas e sustentáveis no Brasil. O programa tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais que integram a Agenda 2030, um pacto firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Todos os dados do Mapa da Desigualdade entre as capitais brasileiras pode ser consultado gratuitamente neste site.

Com informações Agência Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui