Um Trem chamado Marketing

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Muitas são as atividades ligadas a um departamento de marketing. Usando uma boa imagem, é como uma composição de trem, onde a locomotiva é o marketing como um todo e os vagões, seus departamentos específicos para cada atividade. Existe o vagão da estratégia, que irá cuidar dos estudos de mercado, usando inclusive informações de inteligência para “armar” a empresa com as melhores ferramentas que lhe permita ganhar pontos no mercado. Existe o vagão que cuida dos produtos que são produzidos, desde o seu design até a entrega para o cliente, o do setor comercial, que precisa estar interligado com o marketing e existe o vagão da comunicação do marketing.

Comunicação de Marketing* – Falar de comunicação em marketing nos remete a falar sobre como nos comunicamos. Nos dias de hoje, comunicamos mensagens o tempo todo. Querendo ou não. Estamos comunicando com o corpo, com discursos verbais, com recados escritos, via whatsapp, redes sociais, com atitudes e até mesmo com o silêncio.

Numa organização que pretende alcançar excelentes objetivos em resultado de vendas e em imagem no mercado, a comunicação precisa ser vista como o sangue que corre nas veias organizacionais. Só que esse sangue que alimenta os processos tem que ir ao lugar certo para não causar problemas, como a “necrose” de produtos ou mesmo da imagem da empresa. E é a partir de um planejamento acurado de comunicação, inserido dentro de toda a estratégia de marketing – sendo coerente com ela – que é possível “organizar” esse fluxo comunicacional. Por que comunicar? A primeira questão que envolve o processo de comunicação inserida no contexto de um plano de marketing é ter em mente: o que queremos quando comunicamos? Há organizações que fazem o “jornalzinho da empresa” ou mesmo o site da empresa seguindo um comportamento de inércia em relação ao mercado. Dizem: “fulano tem site e jornal, precisamos ter um também!” E aí problemas sérios com a imagem da empresa ou do produto acabam acontecendo no mercado. Por isso, todo processo de comunicação precisa começar numa pergunta básica: o que quero conseguir com isso? É a partir da resposta a essa pergunta que se vai decidir o melhor meio, a melhor mensagem, o código a ser utilizado e quem serão receptores e emissores da mensagem.

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Cuidados a serem tomados quando for comunicar.

Geralmente quando se pensa em comunicar, divulgar algo dentro de uma campanha de marketing, pensa-se em tornar público alguma ação ou oferta ou ainda benefícios de um produto ou serviço. O interessante de usar a comunicação dentro desse processo é cacarejar como a galinha quando bota ovo. Mas ressalta-se: a galinha cacareja depois que bota o ovo… Há diversas empresas que resolvem cacarejar ovos que não puseram. E isso, com o tempo, torna-se um problema. O ideal e que pode trazer resultados duradouros é botar o ovo e cacarejar, isto é, implementar a ação, dar conta do que se promete e depois usar a comunicação para se divulgar. A segmentação.

Outro cuidado necessário quando se pensa em comunicação de marketing é, antes de qualquer coisa, definir corretamente quem se pretende atingir com as ações de comunicação. Não adianta vir com a ideia que se pretende comunicar para “todo mundo”. Não há comunicação eficaz que se faz para todo mundo. Cada público – que pode ser segmentado por “n” variáveis indo desde idade, estilo de vida, classe social, grupo de interesse, nível de consumo até tipo de experiência com o produto – possui especificidades que determinam qual o melhor meio, o melhor discurso ou mensagem a ser repassada e o formato/ argumentação que deve ser feita. Por mais que se saiba que essa comunicação, indiretamente vai atingir outros públicos margeantes, é determinante para o sucesso de uma campanha de comunicação que se defina o público-alvo da mensagem/campanha. Os meios e a mensagem.

Por fim, outro cuidado que precisa ser tomado na hora de comunicar em marketing é determinar corretamente o meio de comunicação ideal e a mensagem que deve ser passada. A escolha de um ou de outro depende da equação custo x benefício x alcance x público-alvo x objetivo. Vai depender da melhor equação de escolha o sucesso e retorno de uma campanha de comunicação. Depois de conhecer os meios disponíveis – e ver que é sempre possível criar novos meios – se verá que essa equação muitas vezes é realizada de maneira automática, quando se sabe ao certo aonde se quer chegar.

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*Fonte: Portal Educação – https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/comunicacao-de-marketing/56488

Um Trem chamado Marketing

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