Você já falou tudo bem para sua Alexa hoje?

0
2221

Você já experimentou falar “tudo bem” para sua Alexa? Faça isso e veja o que acontece!

A Amazon e a Associação Brasileira de Psiquiatria fizeram uma parceria ontem (09) com o objetivo de conscientizar a população para a Síndrome de Burnout. Ao perguntar para a Alexa, Inteligência Artificial da Amazon, “tudo bem?” ela traz uma resposta inédita e convida a perguntar sobre a Síndrome.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é conceituada como estresse crônico no ambiente de trabalho que não foi corretamente gerenciado. Caracteriza-se por três dimensões: sentimento de exaustão ou esgotamento de energia, distanciamento mental do trabalho e redução da eficácia profissional.

Acomete principalmente profissionais que trabalham sob pressão e muita responsabilidade como médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros, entre outros.

Os principais sintomas são cansaço excessivo, insônia, alterações no apetite, dores de cabeça, dificuldade de concentração, perca do interesse no trabalho, dores musculares, distúrbios gastrintestinais. Geralmente esses sintomas começam leves e pioram com o passar dos dias, o que leva o indivíduo a pensar que é algo temporário.

O diagnóstico é realizado por meio de profissionais como psicólogos e psiquiatras após análise clínica do paciente. Nem sempre o paciente consegue identificar sozinho os sintomas, por isso a importância da rede de apoio e da conscientização.

O tratamento é basicamente psicoterapia e a adoção de um estilo de vida em que haja tempo para autocuidado, lazer, atividades físicas e descentralize a atenção total da pessoa no trabalho.

A prevenção da Síndrome de Burnout consiste em evitar o estresse, ou seja, adotar práticas que proporcionem lazer e momentos de prazer à pessoa. Costuma-se incentivar atividades de lazer com amigos e família, conversar com pessoa de confiança sobre o que está sentindo, fazer atividade física, dormir as horas de sono necessárias e fazer atividades que saiam da rotina, como comer em um restaurante diferente, tomar um sorvete, fazer um passeio.

LEIA TAMBÉM  As comilanças e festas de fim de ano e a saúde

Se você percebe alguns desses sinais em você ou em algum amigo próximo, procure ajuda de um profissional.

E aí, já falou “tudo bem” para sua Alexa hoje? Vejo vocês semana que vem!

Você já falou tudo bem para sua Alexa hoje?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui