Como harmonizar queijos e vinhos

0
861

O poder da combinação entre queijos e vinhos está em transformar qualquer ocasião em um momento especial. Ao compor uma tábua, ainda que o gosto pessoal seja decisivo, existem alguns cuidados que devem deixar essa experiência ainda melhor.

Em primeiro lugar essa dupla costuma ser relacionada ao inverno e outra é associar os queijos à vinhos tintos, quando a verdade é que brancos, rosés e espumantes acabam sendo mais versáteis. Mas enfim, a variedade de aromas e sabores tanto dos queijos como dos vinhos é tão grande que podem ser combinados de várias formas. O segredo é seguir as dicas certas.

O ponto mais importante ao harmonizar queijos e vinhos é garantir que um paladar complemente ou realce o outro. Para isso, é preciso levar em conta alguns aspectos. No caso da comida, temos a quantidade de sal, o teor de gordura e o tempo de maturação. Enquanto isso, as bebidas envolvem questões como corpo, acidez e teor alcoolico.

Você pode seguir alguns caminhos para chegar ao ponto ideal. mas a semelhança e o contraste são os principais. No primeiro caso a acidez de brancos, rosés e espumantes brut vai bem com queijos mais cremosos. Já no segundo, contraste, queijos mais duros e salgados são ótimos para tintos com maior teor de açúcar residual.

Como harmonizar queijos e vinhos

Confira agora 6 sugestões práticas para criar uma combinação impecável entre queijos e vinhos.

  1. Os queijos frescos, entre eles muçarela, ricota e mascarpone, harmonizam com vinhos brancos mais suaves, frutados e com alta acidez. Esse é o caso de opções como Sauvignon Blanc, Chardonnay ou espumantes.
  2. Queijos de massa mole e casca aveludada, como camembert e brie, apresentam um sabor rico e concentrado. Por isso, dê preferência a rótulos de brancos feitos de uvas Chardonnay, Viognier ou Riesling. Para os tintos, aposte no Pinot Noir ou Merlot.
  3. Diversifique sua tábua de queijos e vinhos com opções feitas com leite de cabra ou ovelha, como feta e rocamadour. Sirva com vinho branco leve (Riesling e Sauvignon Blanc), rosé, verde e espumante do tipo brut. Por outro lado, se o queijo for um pouco mais maturado, pode ser consumido com um vinho tinto ácido.
  4. Gosta de queijos semiduros como emmental, gruyère e gouda? Então harmonize com vinho branco encorpado, com caráter, como dizem os sommeliers. Pode ser Chardonnay, Riesling ou um espanhol da região de Rioja. Já os tintos podem ser frutados com taninos médios, como Merlot ou Pinot Noir.
  5. Para os queijos de massa dura, com textura granulada, caso do parmesão, pecorino e grana padano, pense em vinhos estruturados e envelhecidos, já que é preciso equilibrar sabores complexos. Você pode abusar dos tintos: Bordeaux, Syrah, Chianti, Brunello e Barolo são ótimas alternativas.
  6. Uma mesa de queijos e vinhos sempre tem os famosos queijos azuis. Essa variedade tem sabor intenso, salgado e picante. Além disso, a consistência úmida favorece o desenvolvimento do bolor. Estamos falando de gorgonzola, roquefort e stilton, por exemplo. Graças ao contraste entre sal e doce, eles são perfeitos para vinhos de sobremesa como Marsala, Moscatel, Madeira ou Porto.
LEIA TAMBÉM  Carnes baratas para churrasco para substituir a picanha

 

 

.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui