Amamentação, como deve ser a alimentação da mãe?

0
620

Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre alimentação na gestação, falaremos agora sobre alimentação e amamentação.

Muitos são os mitos sobre o que a mulher pode ou não comer durante a amamentação, quais alimentos aumentam a produção de leite ou que dão gazes no bebê. Por isto iremos tirar essas pequenas dúvidas nessa reportagem.

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê, principalmente até o sexto mês de vida, e por isso a importância de estimular o aleitamento materno. Deixar o bebê sugar e ingerir muito líquido, principalmente água, dormir e descansar sempre que possível são os principais fatores para uma boa produção de leite.

No entanto quaisquer alimento que a mulher acredita que irá aumentar essa produção pode ser consumido, evitando os ricos em gorduras, as frituras, excesso de açúcar, condimentos e os ultraprocessados, pois estes vão aumentar a produção de gazes no lactente. Ao contrário do que muitos pensam, o feijão, frutas ácidas, entre outros, não causam gases no bebê, mas podem aumentar a produção de gases na mãe ( não esqueçam que precisamos cuidar dela também ).

O consumo de leite e derivados é permitido desde que o lactente não apresente alguma intolerância. Neste caso a avaliação e orientação de um nutricionista vai ajudá-la na escolha dos alimentos para que o aleitamento materno não seja interrompido.

Uma alimentação variada e que desperte prazer na mãe é fundamental para o sucesso da amamentação, assim como o apoio da família nesse momento. Cada mulher é uma mãe diferente e deve receber um cuidado individualizado e especial para que a amamentação seja um momento de nutrição e prazer .

LEIA TAMBÉM  Fome oculta na infância – você sabe o que é ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui