Bahia Farm Show destaca a importância da mulher no agro

0
210

Com o objetivo de destacar o protagonismo da mulher no cenário da agricultura regional, um painel de debates sobre a temática ‘A mulher no Agro’, foi realizado na manhã da quinta-feira, (02), na Bahia Farm Show, maior feira de inovação e tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, em Luís Eduardo Magalhães.

Com participação das produtoras rurais, Carminha Missio, Suzana Viccini, Alessandra Zanotto e Camila Carvalho, o painel foi conduzido pela jornalista Georgina Maynart da Rede Bahia e TV Oeste. “São mulheres que tem histórias incríveis, inspiradoras, competentes, atuantes, batalhadoras, que trabalham na gestão das fazendas, cuidam dos filhos, que venceram barreiras e ao mesmo tempo se consolidaram como grandes profissionais” revelou a jornalista e mediadora do painel, Georgina Maynart, que ainda complementou. “A Bahia e o Brasil precisam conhecer mais sobre o Oeste Baiano, as pessoas que trabalham aqui, empreendedores e sobre essa preocupação com a sustentabilidade, pensando no futuro sempre”.

As participantes destacaram sobre a trajetória histórica e as vivências. Para a produtora rural Carminha Missio, que foi destaque pela Forbes como uma das mulheres mais influentes do agro, a mulher vem ganhando cada vez mais espaço no setor. “Sinto uma gratidão muito grande, emocionada e agradecida por essa oportunidade. Cada vez mais, nós mulheres temos que nos desafiarmos, e sermos voz e ouvidos dessa cadeia produtiva que pulsa aqui no Oeste da Bahia”, declarou a produtora rural, Carminha Missio, atual vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB) e ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

Representando a nova geração de produtoras rurais, Camila Carvalho, partilha da mesma emoção. “Adorei participar do bate-papo, é sempre muito bom escutar o que outras mulheres produtoras rurais, que estão há mais tempo, tem a falar, e ensinar, pois tenho muito a trilhar, tanto no âmbito pessoal quanto profissional”, afirmou a representante da Captar Agrobusiness. Já Alessandra Zanotto, vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), reforçou a necessidade de mais espaço para as mulheres. “Como empresárias que somos, queremos andar lado a lado com os homens”, reforça.

LEIA TAMBÉM  Novo edital do Fundesis disponibiliza R$ 2,7 milhões para projetos sociais

Núcleo Mulheres do Agro – Já na tarde de sexta-feira (03), outro importante debate abordando a temática para o público feminino, teve continuidade por meio do painel ‘Ser mulher, ser mãe, ser profissional, ser humano…ser feliz…Ser’. O evento, promovido tradicionalmente em outras edições pelo Núcleo Mulheres do Agro, desta vez foi conduzido pela palestrante Nayara Barrocal.

“Quando a gente pensa que está dentro de uma feira de agronegócio como este, que tem um grupo de mulheres organizadas para essa área, que atuam em vários âmbitos, a gente compreende que precisamos valorizá-las e trazer instrumentos e ferramentas que as acolha, fazendo-as entendê-las que podem chegar onde elas querem, respeitando o tempo e espaço, construindo isso juntas. A palestra aborda sobre as mulheres voltando para o feminismo de qualidade que respeita a mulher, o ser humano, a mãe e a substituição do ter pelo ser”, disse a palestrante.

No momento, foram destacadas as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo, como os projetos Algodão que aquece, Plante amor, salve vidas e Plantar para alimentar. “Nós representamos parte dessa história das mulheres que trilharam no Oeste Baiano, uma história construída há mais de 40 anos”, destacou a presidente do Núcleo Mulheres do Agro, Suzana Viccini. O evento foi encerrado com sorteios de brindes às participantes e oferecido um happy hour.

Fonte Ascom BFS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui