Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano

0
634

Na última praia do Litoral Norte da Paraíba, a apenas 110 Km da capital João Pessoa e a 116 Km de Natal, você encontra Barra de Camaratuba, uma vila de pescadores, que faz parte do município de Mataraca.

O nome Mataraca provém da língua tupi e para seu significado há duas versões diferentes: o historiador Coriolano de Medeiros disse que o termo “mataraca” se originaria de mã–tarã–gui, que significaria “monte de formiga”. Já o também historiador Horácio de Almeida acredita significar “o lugar onde foi a floresta”.

Não sei qual dos dois historiadores está certo, mas o que sei é que se você está em busca de um destino de sol e mar, em meio a uma natureza exuberante e com passeios incríveis, não deixe de conhecer Barra de Camaratuba.

Com influência da cultura indígena e presença de uma colônia de pescadores, os moradores convivem muito bem com os turistas que vêm em busca de desfrutar da beleza única do lugar.

Cercada por pequenas dunas, manguezais, rios e mar, Barra de Camaratuba é ideal para quem curte a natureza, pois o local é repleto de belezas naturais ainda preservadas.

Para se chegar de carro à Barra de Camaratuba, basta seguir pela BR 101 e PB-065, numa viagem que dura cerca de 1h30. Se preferir ir de ônibus, é só embarcar na rodoviária de João Pessoa, com destino ao município de Mataraca e de lá pegar algum transporte alternativo disponível para a Barra, como é conhecida.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Pesca artesanal em Barra de Camaratuba – Foto: Ale Lontra

A praia de Barra de Camaratuba, fica a, aproximadamente, 12 km da cidade; ela é muito procurada durante o ano todo, principalmente, no verão. A orla de Barra de Camaratuba tem sua economia pautada na exploração de minérios, na pesca artesanal, no turismo sol e mar e na produção de energia eólica.

LEIA TAMBÉM  Luís Eduardo recebe o prêmio Band Cidades Excelentes 2021
Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Igreja Matriz de Bom Jesus – Foto: Max Brito/Divulgação

 

Dar uma volta a pé pela cidade, conhecer a igreja Matriz de Bom Jesus, o comércio local, sua gastronomia à base de peixes e crustáceos e o rico artesanato feito à mão, por artesãos locais, é uma coisa que você não pode deixar de fazer.

Barra de Camaratuba conta com, aproximadamente, 14 km de extensão de orla entre a foz do Rio Camaratuba e a do Rio Guaju, além do encontro do rio com o mar.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Casa de Farinha – Foto: Max Brito/Divulgação

Dentro da cidade, é parada obrigatória conhecer o Parque Ecológico do Caranguejo-Uçá, um local administrado pela ONG do mesmo nome, que preserva o habitat do caranguejo. A sede da ONG mantém uma antiga casa de farinha para visitação e também preserva a natureza da região.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Trilha do Caranguejo-Uçá – Foto: Romero
Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Trilha do Caranguejo-Uçá – Foto: Ale Lontra

Lá, é possível fazer passeios em meio ao mangue, rio e mar. É que existe um passeio chamado “Trilha do Caranguejo-Uçá” que percorre uma rota entre o mangue, o rio e desemboca no mar, num passeio emocionante e cheio de belas paisagens. Sem dúvida, essa é uma experiência que não pode faltar no seu roteiro. Mas, consulte o guia local antes de fazer esse passeio, pois ele depende da maré.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Surf em Barra de Camaratuba – Foto: Felipe Lima/Divulgação

A pequena Vila de pescadores também já foi palco de muitos campeonatos nacionais de surf e de Kitesurf, sendo muito procurada pelos amantes desse esporte. Os turistas também podem se aventurar com aulas desses dois esportes, ministradas por esportistas locais, e viver uma experiência marcante.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Pôr do sol na Boca da Barra – Foto: Ale Lontra

 

No lado Sul de Barra de Camaratuba, a Boca da Barra, como é conhecida, é um local onde o Rio Camaratuba se encontra com o mar. Nesse local, existe uma estrutura com alguns quiosques e banheiros. De lá, também é possível, no final da tarde, sentar-se numa duna e contemplar um dos maiores espetáculos da natureza: o pôr do sol.

LEIA TAMBÉM  Saiba por que os Amigos de Longa Data são tão Importantes
Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Embarcação para passeios no Rio Camaratuba – Foto: Ale Lontra

 

 

Também é da Boca da Barra que saem os barcos que levam os turistas até o outro lado do rio, para a Aldeia do Mato, que pertence ao município de Baía da Traição.

 

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano

Na Aldeia do Mato, é possível comprar artesanato indígena e também se caracterizar para tirar aquela foto instagramável.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano

A partir da Aldeia do Mato, pode-se fazer uma pequena trilha até a Lagoa Encantada e tomar aquele banho refrescante num espelho de água cristalina e cercado por mangabeiras

Outro passeio de tirar o fôlego é o de barco pelo Rio Camaratuba. Os barcos saem da Boca da Barra e adentram o rio, num passeio contemplativo de tirar o fôlego. O grande destaque desse passeio é o encontro das águas, um fenômeno que acontece na foz do rio e encanta os turistas.

Um passeio muito bonito, também, é conhecer o lado norte da Barra, em direção a Sagi, que já é Rio Grande do Norte. O passeio é feito de buggy, ou com carro 4X4. O percurso passa pelo Vale dos Ventos, com um corredor de geradores de energia eólica que, apesar de produzir a chamada energia limpa, alterou o aspecto cênico da paisagem natural, incorporando nela as torres com cerca de 70 m de altura e hélices de 24 m de extensão.

Barra de Camaratuba um paraíso no Litoral Norte paraibano
Churrasco de lagosta e camarão da Dona Mocinha – Foto: Ale Lontra

No final do percurso, existe um pequeno Maceió, onde se forma uma grande piscina e que é parada obrigatória para tomar aquele banho de mar. Além do mais, nesse local, existe uma balsa que leva o turista para o lado de Sagi, que, também, já é Rio Grande do Norte. O inusitado desse passeio é que, bem na divisa, no lado de Sagi, a palhocinha de Dona Mocinha já é um famoso ponto de encontro dos jipeiros, onde ela vende uma deliciosa lagosta ou camarão, assados na brasa.

LEIA TAMBÉM  Prazo para sacar dinheiro esquecido no PIS/Pasep está acabando

Informações sobre os passeios em Barra de Camaratuba (PB): Romero Sousa (83) 9.9691-0429

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui