Como vai a sua Marca?

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Vários são os signos e coisas físicas que identificam você, caro leitor. E desde que se nasce são feitos registros para identificar que você é único. A impressão digital, o tipo sanguíneo, o seu DNA, o número de registro que recebe quando nasce, o número na carteira de identidade, CPF e vários outros registros são feitos somente para você. Nenhum outro tem igual. Podem ter o mesmo tipo sanguíneo, mas em uma análise no microscópio, vão perceber várias diferenças. Depois, a medida que você cresce, vai buscando o seu próprio jeito de falar, andar e vestir. É a formação da sua identidade pessoal. E tudo isto junto, podemos chamar de sua marca pessoal.

Muitas vezes somos capazes de distinguir você no meio de um grupo, justamente por conta destas marcas pessoais. O caminhar, o falar, cantar, vestir. De longe as pessoas dizem: – Olha lá, lá vem a (o) fulana (a)! E é muito interessante como buscamos estar sempre atentos a cuidar deste jeito de ser, a mantê-lo visível, porque afinal, é ele que nos faz diferente dos outros. É esta marca que mostra que temos a personalidade de um jeito ou de outro. Volta e meia você vai dar um “tapa” no visual, uma garibada, né? Prá manter esta marca fresquinha, revigorada! Geralmente você faz isto para o seu próprio bem estar, mas, também querendo que as pessoas percebam, não é?

Pois bem, no mundo dos negócios, assim é com as marcas das empresas e dos produtos. Com algumas sutis diferenças A Marca é criada a partir de conceitos que se quer transmitir aos consumidores. Ela representa uma série de mensagens que nem sempre são claramente percebíveis por quem a vê. Em geral, com seus elementos gráficos e cores buscam transmitir confiança, empresa estruturada, respeito ao consumidor. Quando são produtos de beleza, usam cores que demarquem este atributo. Alimentos, em geral, transmitem saúde, bom sabor, qualidade.

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Marcas são tão importantes que no levantamento de quanto vale uma empresa, entra na lista de ativos. Por muitos anos a marca Coca Cola foi a de maior valor no mundo. Atualmente a Apple é a top entre todas com seu valor estimado em US$ 408,2 bilhões. E no Brasil, a do Banco Itaú está no topo das 10 mais. Para empresas de vários segmentos, marca é tão valioso que contratam pessoas para gerenciá-las, cuidar para que nada afete a sua imagem. Porque, como diz um velho ditado, se leva uma vida construindo um nome, e bastam 5 segundos para atirá-lo na lama!

A gestão de marca é uma das atividades da área do marketing. Porque é através dela que a empresa é conhecida e reconhecida pelo público. Todo o mundo que vê aquele M amarelo e vermelho no alto de um totem reconhece a loja de fast food McDonald´s. Há marcas que se tornaram sinônimo do produto, como Gillete, Xerox, entre outras. Tempos atrás conheci uma pessoa que trabalhava na gestão de marca de uma grande empresa. Foi interessante saber que esta empresa se preocupava em saber como todo o universo de pessoas que lidavam com seus produtos/marca, tratavam a marca. E para ter um único comportamento, investiam muitos recursos em treinamentos.

No agronegócio o tema da marca é muito relevante. Os anos de experiência no setor mostraram que poucas empresas têm a percepção do quão é importante cuidar da sua marca como cuidam de todos os outros setores. Ela é o porta estandarte da empresa onde quer que esteja e vai transmitir aos consumidores, todos os valores da empresa.

Por isto que é importantíssimo criar a marca a partir de um estudo e de um processo de pesquisa. E, depois de definida, elaborar e distribuir a todos que forem manuseá-la, um manual de uso da marca para que seja utilizada de forma padrão, sem distorções ou mudanças.

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E então, Como vai a sua Marca?

Como vai a sua Marca?

 

 

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