Coronavírus: Parque Vida Cerrado disponibiliza conteúdos e atividades de educação ambiental

0
544

A iniciativa tem o objetivo de dar continuidade às ações socioambientais do parque, mas também de auxiliar educadores, professores, pais e alunos durante o período de distanciamento social

 

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) impôs mudanças na rotina escolar e na vida familiar: as escolas fecharam, as aulas presenciais foram suspensas, os professores passaram a ensinar a distância, os alunos agora aprendem em casa, os pais assumiram maior protagonismo na aprendizagem dos filhos e as famílias passam maior tempo juntas. Diante desta nova realidade e desafio, o Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano – decidiu auxiliar educadores, professores, pais e alunos no processo de ensino-aprendizagem: vai disponibilizar conteúdos e atividades de educação ambiental em seu portal.
Os primeiros conteúdos disponibilizados durante o período de distanciamento social trazem o tamanduá e a arara-azul-grande como personagens. São materiais de cunho educativo para utilização de educadores, professores, pais e alunos. Aqueles que acessarem o portal do parque encontrarão uma cartilha informativa sobre o tamanduá, curiosidades, crônicas, passatempos, desenhos para colorir, atividades educacionais, jogos e um quiz para avaliação da absorção do conteúdo. Também terão acesso a jogos sobre a arara-azul-grande, meio ambiente e assuntos diversos.
“Dentre as atribuições do parque, uma delas é a educação socioambiental – área na qual somos referência para municípios, entidades e escolas da região. O parque também teve sua rotina afetada. Tivemos que suspender as visitas feitas pelas escolas e comunidade ao centro de conservação e, também, as nossas visitas e ações de educação ambiental na região. Dessa forma, a ideia surgiu mesmo com o propósito de não prejudicarmos as nossas atividades durante o período de distanciamento social, mas também de auxiliar nossos educadores e professores e, principalmente, os pais, que agora assumiram maior protagonismo na vida escolar e na aprendizagem de seus filhos, supervisionando e aplicando atividades complementares e buscando formas de ensinar e entreter”, destaca a bióloga e coordenadora do parque, Gabrielle Bes da Rosa.
Produzidos pelos estagiários do parque que estão trabalhando de suas casas e selecionados a partir das produções de outras instituições de conservação, os conteúdos serão atualizados frequentemente e ficarão disponíveis em caráter permanente no endereço eletrônico do parque. Os conteúdos para download podem ser acessados pelo site www.vidacerrado.org.br, em Atividades Educativas.

LEIA TAMBÉM  Janeiro foi mês mais quente já registrado no mundo, afirmam cientistas

Texto Ascom Parque Vida Cerrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui