É primavera: drinks com flores viram tendência no universo da coquetelaria

0
206
Foto Unsplash Brooke Lark

A primavera no hemisfério sul começou no dia 23 de setembro. A estação é responsável pelo equilíbrio do ecossistema do país, já que possui influência na colheita de diferentes alimentos, e também permite o florescimento de várias espécies da flora brasileira. Além do aspecto visual que é capaz de atrair a atenção e os olhares das pessoas, as flores da primavera são conhecidas pelos perfumes marcantes e característicos que são utilizados em produtos de beleza ou em colônias. Algumas flores também costumam ser saborosas e podem ser utilizadas na produção de refeições e até mesmo de drinks.

Atualmente é possível encontrar com facilidade em qualquer carta de drinks de bares e restaurantes, alguma bebida que leva flor em sua receita. “A utilização de flores como guarnição ou para realçar o sabor é uma prática que já vem de muitos anos, pois são capazes de dar um toque especial no sabor de um drink, além de serem responsáveis por deixar a apresentação da bebida muito mais atraente por conta de suas cores e formas”, explica o bartender parceiro da Azuma, Elvis Bueno.

Existem diferentes formas de utilizar flores na coquetelaria, uma delas é a produção de coquetéis e drinks com flores comestíveis. Além de transformarem o visual da bebida, também são capazes de tornar a experiência de saborear um coquetel muito mais interessante, já que muitas são ricas em sabores e aromas, e quando combinadas com uma bebida alcoólica, podem resultar em algo surpreendente e único.

Uma outra opção é utilizar licor ou xarope de flores. “Como eles são concentrados, acabam sendo mais indicados para quem quer realmente sentir o sabor das flores ao invés apenas de utilizá-las como decoração”, afirma Bueno. Por existirem diversas flores, existem várias possibilidades de combinações em drinks. Hibisco, rosa e lavanda são utilizados com frequência nas receitas produzidas por mixologistas, mas existem outras flores capazes de transformar um coquetel, como é o caso da flor de sabugueiro.

LEIA TAMBÉM  Como harmonizar vinhos com os pratos de fim de ano

Mesmo sendo uma planta de origem europeia, ela pode ser encontrada com facilidade no Brasil. Ela é bastante conhecida e utilizada para tratar gripes, resfriados e tosses. É uma flor bastante cheirosa e adocicada e indicada para compor receitas de drinks alcoólicos. “Outra flor de origem europeia e que também era utilizada como planta medicinal é a violeta, cujo licor feito com ela também harmoniza em receitas de coquetéis e afins”, finaliza Bueno.

Apesar de existir uma infinidade de combinações que podem ser feitas com bebidas alcoólicas e flores e derivados, algumas bebidas acabam sendo mais indicadas para o preparo de drinks por conta da versatilidade e do sabor sutil que não “ofusca” os aromas dos ingredientes, como é o caso do sake. A tradicional bebida fermentada japonesa é produzida a partir de três ingredientes principais: arroz, água e kōji. O sake é uma bebida leve, de aroma suave e teor alcoólico próximo de 15%.

Pioneira na produção de sake no Brasil, a fábrica da Azuma, fundada em 1934, sempre priorizou a qualidade e a tradição, tornando-se referência na categoria. Os sakes produzidos pela Azuma seguem o mesmo processo de produção que é feito no Japão.

Justamente pela sua versatilidade, o sake permite diferentes receitas e combinações, tanto que a Azuma decidiu inovar esse ano e lançou uma linha batizada de Mix & Match, que traz para a mixologia a união da suavidade e sabedoria oriental juntamente com ingredientes brasileiros. São três opções de sabores: Tangerina com Pimenta Rosa, Chá Branco com Yuzu e Mel com notas de Baunilha.

Para quem deseja explorar e se surpreender com o sabor dos drinks preparados com flores, os bartenders parceiros da Azuma, Elvis Bueno e Heitor Marin, explicam o passo a passo de duas receitas feitas com sake, confira:

LEIA TAMBÉM  Gin: por dentro da produção do destilado mais pop do mundo

Flower and Flavor

É primavera: drinks com flores viram tendência no universo da coquetelaria

Ingredientes

50 ml de Sake

25 ml de suco de tangerina

15 ml de xarope de flor de sabugueiro

Ginger ale

Fatia de limão siciliano para decorar

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, adicione o Sake, o suco de tangerina e o xarope de flor de sabugueiro. Agite, sirva coado em um copo com gelo e complete com ginger ale. Misture suavemente com uma colher. Finalize decorando com uma fatia de limão siciliano.

Sweet Violet

É primavera: drinks com flores viram tendência no universo da coquetelaria

Ingredientes

60 ml de Sake

20 ml de suco de tangerina

10 ml de licor de violetas

15 ml de xarope de mel artesanal

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, acrescente o sake previamente resfriado, o xarope de mel, o licor de violetas e o suco de tangerina. Depois, bata bem.

Em uma taça pequena, previamente resfriada, adicione o coquetel e sirva.

Fonte Notícia Expressa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui