Percepção ou realidade, o que tem mais valor?

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Todo o político é corrupto e safado! Boa parte da soja produzida no Brasil é fruto de desmatamento. Ao longo do tempo, conceitos foram sendo criados e perpetuados como verdade sem nunca haver uma contestação ou checagem do que foi dito. Simplesmente se aceitou e pronto. Se fulano disse, deve ser verdade porque até prova em contrário, ele é pessoa séria, honesta. Mas se foi a sicrana, desconfie, não parece gente que preste.

Isto se parece com uma frase que minha mãe falava e acho que muitos já ouviram dos seus parentes; o Justo paga pelo Pecador.  Vivemos em grande parte do nosso tempo, sob o comando da percepção. O marketing e a propaganda trabalham muito bem esta ferramenta. Criar uma imagem que seja percebida pelo cliente. Querem um exemplo? O que nos encanta no café, é o líquido ou o seu aroma quando está sendo preparado? E no pão que está no forno? E no churrasco? São os aromas que nos chegam antes no cérebro, certo? E através deles, temos uma percepção, uma ideia de que aquele líquido, ou aquela massa ou carne, devem ser ou estar muito gostosas, certo?

Recentemente, durante uma entrevista, o entrevistado lançou uma série de afirmações com relação aos produtores rurais. Exemplo? “Produtor rural está muito atrasado tecnologicamente”. Ou ainda, “não sabe administrar bem sua atividade”. “Não está preparado para as tecnologias que estão no campo”. Oitenta por cento destas afirmações são fruto de percepções, e não de viver a realidade do campo. Confesso que já me vi questionando porque o produtor não toma esta decisão em vez daquela. Mas é uma pergunta fruto de quem não está na pele da pessoa para saber se é possível adotar o que eu estou pensando, afinal, há uma série de variáveis que, no campo, podem determinar que uma ferramenta, considerada ideal para a grande maioria dos produtores, naquele local específico, não funcione como deveria.

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De novo é a percepção do que deveria ser e não, a realidade do que pode ser. Mas é preciso ter em mente que a força da percepção, sobre o comportamento humano é, muitas vezes, bem maior que a da realidade. E ela pode virar algo permanente, de difícil mudança na mente das pessoas. Por isto, é preciso ter muito cuidado com o que se diz e se faz, porque, como dizem os antigos, a primeira imagem é a que fica.

Depois de “marcado na paleta” fica difícil tirar o estigma. Pense nisto!.

Percepção ou realidade, o que tem mais valor?

 

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