Promessas de Ano Novo

0
341

Todo dia 31 de dezembro fazemos listas incríveis do que vamos mudar no próximo ano. Uma grande curiosidade é que, em meio de tantas pessoas de gostos, trabalhos, etnias distintas, um item sempre aparece como uma das prioridades de Ano Novo, a Dieta. E então vem a pergunta, o que acontece que todo fim de ano precisamos prometer que vamos fazer dieta no ano seguinte?

A questão é que com a rotina e ritmo de vida corrido as pessoas estão se transformando em imediatistas, querendo tudo pra agora, pra ontem e assim também são com suas refeições. Qual foi a ultima vez que foi ao mercado já pensando no cardápio da semana? Ou que chegou em um selv serfice e enxergou os alimentos para melhor se servir?

Fazer dieta, iniciar uma alimentação saudável não deve ser uma promessa e sim um hábito. Não adianta cortar todos os carboidratos da sua alimentação se for fazer isso por trinta dias e dobrar o consumo em seguida. Nem tomar 10 litros de água em 24 horas e ficar 24 dias sem tomar nem um litro.

O corpo humano precisa de equilíbrio, necessita de quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminais e minerais. Quando fazemos refeições equilibradas e com alimentos saudáveis conseguimos alcançar os nosso objetivos, independente se ele é emagrecer, ganhar massa, ter uma gravidez  saudável, controlar a glicemia ou a gordura no fígado ou simplesmente evitar determinadas doenças

Dicas do mês:

Promessas de Ano Novo

*  Priorize alimentos in natura (como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes) ou minimamente processados​ (como leite, farinha, frutas secas, castanhas, produtos artesanais),  evitando alimentos processados (como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos industrializados) e alimentos ultraprocessados (como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e  macarrão instantâneo).

LEIA TAMBÉM  Macaron: o biscoitinho da rainha

*  Utilize óleo, sal e açúcar com moderação. O uso de pequenas quantidades desses ingredientes culinários contribuem para deixar a alimentação mais saborosa sem torná-la nutricionalmente desbalanceada

* Coma com regularidade e atenção. Tente fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e observando o que está comendo, evitando o uso de celulares ou assistindo TV ao mesmo tempo.  Atenção aos lanches entre as refeições, escolha alimentos, como frutas, iogurte natural, castanhas ou nozes.

Promessas de Ano Novo

* Compre alimentos na feira. Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e de produtores que comercializam alimentos in natura. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente, em geral, o preço dos produtos é mais em conta do que no supermercado.

* Prepare suas refeições. Quando você mesmo ou alguém próximo cozinha, você tem a ciência do modo de preparo e ingredientes utilizados.  Dessa forma saberá “ o que está comendo”.

*  Planeje as compras e o preparo das refeições. Planeje as compras de alimentos, organize-as definindo com antecedência o cardápio da semana. Nunca vá as compras com fome. Planejar sua alimentação é também uma forma de economizar e evitar o desperdício de alimentos e ainda não cair em tentação com as guloseimas.

Promessas de Ano Novo

* Evite fast food. Evite ir a locais que fornecem, lanches, pizzas , sanduiches, frituras com frequência. Eu disse com frequência. Esporadicamente comer uma pizza com a família e amigos não vai te adoecer, é a constância que faz isso.

* Seja crítico com a publicidade de alimentos. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais ou de pessoas que não possuem especialidade no assunto. Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas.

LEIA TAMBÉM  Cerveja na panela: como usar a bebida como ingrediente na culinária

* Não siga dietas da moda ou a do colega do lado. Se você quer melhorar sua alimentação ou tem algum objetivo especifico e quer saber o que comer, procure um profissional. O nutricionista é quem tem o conhecimento especializado para te ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui