Qual a diferença entre intolerância e alergia à lactose?

0
177
Foto Opas.org.br

A diferença entre intolerância à lactose alergia ao leite ainda é uma dúvida frequente e é comum que as pessoas confundam as duas condições. Na hora de escolher o tratamento ideal ou repensar a dieta, no entanto, é importante diferenciar para não errar nos medicamentos.

A alergia ao leite é mais comum em crianças e precisa ser tratada como uma alergia. Já a intolerância a lactose é uma condição que pode ser desenvolvida em qualquer momento da vida, inclusive quando adulto.

Pesquisas demonstraram que pelo menos 65% da população mundial têm algum grau de intolerância a derivados de laticínios, o que varia de uma região para outra.

Outros levantamentos apontam que, entre a população mundial, pelo menos 6% das crianças têm alergia ao leite. Entre os adultos, leite de vaca e ovo aparecem como principais vilões nas pesquisas sobre alergia alimentar.

Para entender melhor a diferença entre ambas as condições, reconhecendo seus sintomas e possíveis tratamentos, continue acompanhando o artigo!

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade que o intestino delgado pode apresentar ao processar o açúcar do leite (lactose). Isso acontece quando o órgão produz uma quantidade insuficiente de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose.

A condição pode ser classificada como leve, moderada ou grave e, para cada um dos graus, o(a) paciente pode apresentar sintomas em escalas diferentes. Para descobrir o grau de intolerância à lactose, é preciso realizar alguns exames, como teste respiratório e o de intolerância.

No caso da alergia, a rejeição do organismo tem a ver com a proteína em si — a caseína, e não com o açúcar do leite (lactose). Nos alérgicos, o leite causa um quadro inflamatório que desperta a ação de nossas células de defesa, pois a proteína é vista como uma agressão ao organismo — e como acontece nas demais alergias, não há um motivo específico que justifique a resposta imunológica exagerada do organismo.

LEIA TAMBÉM  Dia do Churrasco: Confira dicas para comemorar bem a data

Sintomas

Apesar de apresentarem alguns sintomas muito parecidos, a alergia ao leite e a intolerância à lactose têm distinções por se tratarem de condições diferentes. Confira:

Intolerância à lactose

Os sintomas da intolerância à lactose surgem em decorrência da não absorção da lactase e de sua permanência no sistema digestivo. Esse processo, por consequência, causa uma fermentação das substâncias por parte das bactérias que habitam a região, causando algumas reações como:

  • Excesso de gases;
  • Dor e cólicas, no estômago e no intestino;
  • Diarreia;
  • Mal-estar;
  • Dores de cabeça.

Alergia ao leite

Como resultado do processo inflamatório que a proteína causa no organismo, os(as) alérgicos(as) podem apresentar sintomas semelhantes aos da intolerância. Alguns sintomas, no entanto, podem auxiliar na distinção das duas condições:

  • Erupções na pele;
  • Coceira;
  • Formigamento;
  • Vômito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço na língua e na garganta (apenas nos casos mais graves, quando há possibilidade anafilaxia).

As reações alérgicas são extremamente graves e podem obstruir a passagem de ar, levando a óbito por sufocamento (choque anafilático). Pela gravidade do quadro, a pessoa pode necessitar atendimento médico urgentemente após o início dos sintomas.

Vale lembrar que alérgicos(as) ao leite têm mais predisposição a desenvolver outras alergias alimentares, inclusive a outros tipos de leite e alimentos de origem animal. Como alguns casos podem envolver fatores genéticos, filhos(as) de pais e mães alérgicos(as) têm mais chances de desenvolver a condição.

Minuto Saudável

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui