Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano

0
1319

Com a diminuição dos riscos de contágio da Covid-19, a busca por mais contato com a natureza e sem aglomerações aumentou e, assim, as Trilhas de Longo Curso ganharam notoriedade no Brasil.

Desde julho de 2021, Araruna vem despontando no ecoturismo e na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso com o “Caminhos das Ararunas” como a primeira trilha na Paraíba e no Nordeste

O município de Araruna (PB), situado no Curimataú paraibano, distante cerca de 170 Km da capital João Pessoa, desde julho de 2021 integra a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, iniciativa de alcance nacional coordenada pela Associação Rede Brasileira de Trilhas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ministério do Turismo. Dessa forma, Araruna, hoje, é o primeiro município paraibano a fazer parte da Rede e um dos pioneiros na região Nordeste.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Gestor da Trilha, Ricardo Câmara na Pedra Olho D´água dos índios – Foto: Divulgação

O planejamento da trilha foi desenvolvido durante quatro anos pelo atual gestor da Trilha, Ricardo Câmara que, junto com amigos, realizou várias expedições para conhecer melhor a fauna, a flora e os aspectos históricos e culturais do município serrano de Araruna.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Condutores locais com o gestor da Trilha, Ricardo Câmara – Foto: Divulgação

A Trilha “Caminhos das Ararunas” foi concebida para ser guiada por condutores locais, com app de monitoramento, ou autoguiadas. Mas sempre é aconselhável que o turista contrate os serviços dos guias locais, pois a experiência será muito mais segura e rica.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Cânion da Serra Verde – Foto: Divulgação

Com 115 quilômetros de extensão, a “Trilha Caminhos das Ararunas” vai desde a zona rural do município de Cuité, até o mirante Vale da Serra, em Araruna. Ela percorre vales, cânions – como o cânion da Serra Verde -, povoados, unidades de conservação, áreas de reserva legal e montanhas que chegam a 550 metros de altura.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Carro adaptado para levar turistas e trilheiros – Foto Divulgação

Mas não se assuste, pois a Trilha pode ser percorrida no período de quatro a sete dias, com paradas estratégicas para descanso nas pousadas, ou em acampamentos e, no dia seguinte, o receptivo devolve os caminhantes ao ponto onde pararam no dia anterior. Ela pode ser percorrida por etapas, ao logo do ano, fazendo com que o turista possa voltar mais vezes à região.

LEIA TAMBÉM  Secretaria de Segurança e Sutrans iniciaram blitz contra o transporte clandestino

Ao longo do corredor de, aproximadamente, 100 quilômetros, os aventureiros encontrarão ruínas históricas, sítios arqueológicos e grandes blocos rochosos, incluindo a Pedra da Caveira, a Pedra do Chapéu, a Pedra Olho D’água dos Índios e, claro, a imponente Pedra da Boca, principal cartão postal de Araruna e um ícone da paisagem natural da Paraíba.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Pedra da Boca, Araruna (PB) – Foto: Ale Lontra
Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Pôr do sol na Pedra Olho D’água dos Índios

Existe um passaporte que é carimbado a cada trecho concluído e quem conclui todo o percurso recebe um certificado.

Atualmente, a Trilha de Longo Curso “Caminho das Ararunas” tem recebido diversos turistas não só da Paraíba como do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, dentre outros estados.

Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Sinalização da Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” – Foto: Divulgação

Cada trilha possui uma identidade visual formada por uma “pegada de bota”, acrescida de elementos característicos da região. Elas podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando-se outros modos de viagem não motorizados.

No caso do “Caminhos das Ararunas” o elemento marcante são as Ararunas que na língua indígena significa Arara Preta. Tal denominação foi dada à serra mais importante da região – a Serra da Araruna -, em virtude da existência de uma ave de plumagem azul escura.

Há relatos históricos de que, no fim de 1700 e início de 1800, colonizadores potiguares que chegaram à região do município de Araruna teriam encontrado várias araras azuis em fendas de rochas e em arvores; uma dessas fendas seria a boca do Parque Estadual da Pedra da Boca.

Esse desenho serve não só para caracterizar os diferentes projetos já existentes no Brasil e no mundo mas, também, para demarcar os corredores ecológicos. A pegada amarela representa o percurso mais leve, enquanto que a pegada preta simboliza os trechos de maior dificuldade.

LEIA TAMBÉM  Programa Plantar vai garantir arborização e preservação do meio ambiente em Luís Eduardo Magalhães
Se você curte caminhar, seu destino é Araruna, no Curimataú paraibano
Caminhos das Ararunas, no município de Riachão (PB) – Foto: Divulgação

O objetivo da Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” é fomentar o turismo e, consequentemente, criar uma cultura de conservação da natureza, promover saúde e diversão, além de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecendo o turismo de base comunitária. http://www.redetrilhas.org.br/w3/

Siga @caminhosdasararunas // @ararunaadventure

Como Chegar

Chega-se a Araruna de ônibus da empresa Rio Tinto, vindo de João Pessoa, que possuí 7 ônibus indo e voltando todos os dias.

De Campina Grande a Araruna há três ônibus diários indo e voltando. De Natal/RN a Araruna/PB, é possível chegar de alternativos.

Aeroportos mas próximos: o de Campina Grande a100km, o de Natal a120km e o de João Pessoa a 150km.

Para mais informações e reservas:

Araruna Adventure Mobile: +55 (83) 9.9628-9735

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo usar quadros na decoração
Próximo artigoVocê tem cuidado da sua voz?
Jornalista especializada em Turismo (DRT 3913/PB, editora do site de notícias sobre turismo wwww.alelontra.com.br, é graduada em Marketing Estratégico, é Turismóloga Provisionada (ABBTur Nº 16171/PB). Tem experiência em Marketing Turístico, Marketing Estratégico, Marketing Digital, Comunicação e Turismo, Governança do Turismo, Gestão do Turismo, Políticas Públicas, Planejamento Estratégico do Turismo, Projetos e Processos turísticos. Turismo é a minha praia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui