De quem posso está falando? Falo do café!
O café é uma bebida eclética: popular, porque está na mesa de todos e sofisticada porque existem várias maneiras e vários grãos a serem apreciados.
As primeiras mudas de café, chegaram ao Brasil no século XVIII, trazidas da Guiana Francesa, pelo sargento-mor Francisco de Mello Palheta, e plantado mais precisamente no Pará. Já naquela época, o café era um grão de grande valor comercial. Devido às nossas condições climáticas, a produção do café se espalhou facilmente por todo Brasil. Essa bebida maravilhosa caiu facilmente no gosto dos brasileiros, e ao longo de anos vem fazendo sucesso!
O cafezinho preto como desjejum, o café com leite como reforço na refeição matinal, o tradicional cafezinho após a refeição, como uma pequena sobremesa, o café da tarde com acompanhamento, como lanche, e um cafezinho para fechar um jantar. O fato é que ele é indispensável para todos nós.
Quando pensamos em café, um leque se abre com tamanha variedade oferecida, assim podemos dizer que o hábito de tomar café tornou-se uma cultura. Um dos líquidos mais apreciados pelos brasileiros, o café tem marcado um povo com seu jeito multiforme de consumo e sabor.
Com a criatividade dos baristas (profissionais especializados em cafés de alta qualidade) e bom gosto daqueles que apreciam, tem-se um cardápio extenso de bons cafés, que se divide em quentes e gelados.
Como exemplo de cafés quentes, temos aquele café coado no coador de pano ou na prensa francesa, o expresso e o capuccino, mas não podemos deixar de destacar também os gelados, que agradam o paladar de muitos, como o frapê, o ice mocha, e o tropical entre outros também saborosos.
Graças ao café podemos viver momentos marcantes, fazer amigos e ser feliz.